Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24882
Título: Análise de perfil epidemiológico do escorpionismo ocorrido nas microrregiões do Estado da Paraíba
Autor(es): Lins, Nathália Roberta Barbosa
Palavras-chave: Escorpiões
Epidemiologia
Saúde pública
Data do documento: 22-Set-2021
Resumo: Acidentes ocasionados por animais peçonhentos e venenosos são responsáveis pela alta taxa de morbidade e mortalidade em todo mundo. Altamente negligenciados, acidentes que envolvem esses animais são um importante problema de saúde pública, principalmente nas regiões tropicais e subtropicais. A atual investigação trata-se de um estudo retrospectivo, que descreve as características epidemiológicas dos acidentes ocasionados por escorpiões no Estado da Paraíba, localizado no Nordeste Brasileiro, entre o período de 2014 a 2019. Portanto, o estudo desenvolvido tem como objetivo, produzir informações que possam contribuir, para a investigação dos acidentes escorpiônicos ocorridos no Estado Paraíba, buscando formas para tentar facilitar, a atuação da vigilância epidemiológica, em relação a esses acidentes. Desse modo, analisamos um total de 22.885 acidentes de natureza escorpiônica. Para análise de dados foram utilizados testes estatísticos não paramétricos para verificar a associação entre algumas variáveis presentes no banco de dados, por meio do Software BioEstat 5.3, considerando-se 5% de significância. Através dos nossos resultados, constatamos que os acidentes ocorreram ao longo de todos os meses, dos anos estudados. As microrregiões que apresentaram os maiores índices de acidentes foram as cidades de João Pessoa (n=12.006; 52,45%), seguido de Campina Grande (n=6.278; 27,43%). A maioria das vítimas acometidas foram do sexo feminino, com faixa etária predominante entre 20 e 39 anos. O suporte médico foi realizado na sua grande maioria entre 0 e 3 horas após a ocorrência dos acidentes. A maior parte dos acidentes foram considerados leves e evoluíram para cura, e 16 óbitos foram registrados. O aumento da prevalência de casos na Paraíba, propõe que essa localidade pode ser considerada uma região endêmica para os acidentes ocasionados por escorpiões. Dessa forma, podemos considerar esse tipo de acidente um problema de saúde pública. Evidenciando a importância da supervisão e controle dos casos, ao longo de todos os meses do ano.
Descrição: LINS, N. R. B. Análise de perfil epidemiológicos do escorpionismo ocorrido nas microrregiões do Estado da Paraíba. 2021. 55f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24882
Aparece nas coleções:51 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Nathália Roberta Barbosa Lins1.12 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósito82.35 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.