Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24883
Título: Efeito da erosão da falésia sobre a diversidade biológica na região de médio litoral da praia do Cabo Branco - João Pessoa (PB)
Autor(es): Andrade, Hianka Maria Farias de Lima
Palavras-chave: Frequência de ocorrência dos táxons de macroalgas
Riqueza de espécies
Macroalgas
Invertebrados marinhos
Erosão
Data do documento: 13-Set-2021
Resumo: Este trabalho foi elaborado com o intuído de abordar a problemática da erosão da Falésia do Cabo Branco, localizada na cidade de João Pessoa/PB, que ao longo do tempo vem apresentando um agravamento de efeito destrutivo. Devido a erosão marinha, tem ocorrido uma grande deposição de sedimentos sobre a área de médio litoral, processo este que é induzido por ações antrópicas e geodinâmicas, principalmente ao impacto gerado pela maré alta, que afetam diretamente a diversidade de espécies presente naquela região. O termo diversidade nos remete a uma variedade de características ou elementos de acordo com a situação ou ambiente. Quando voltamos ao entendimento de diversidade para a área de Ecologia, podemos associá-la ao número de espécies que uma determinada amostra de uma área e tempo. Com isso ela é um dos atributos mais fundamentais no estudo de comunidades e para contribuir com o entendimento dessa informação iremos utilizar alguns métodos não-paramétricos como o índice de Shannon que consiste em dois componentes, riqueza de espécies e equabilidade, além de se fazer necessário observar a frequência de ocorrência dos táxons de macroalgas e seres invertebrados marinhos realizando sempre o comparativo entre o período anterior e posterior a erosão da Falésia. Na área de estudo subdividida em três regiões de coleta foi encontrado 29 táxons separados em grupo de invertebrados marinhos e macroalgas, identificados através de ordens. Ao decorrer do tempo foi verificado a perda de diversidade local principalmente após o período que ocorreu um alto grau de erosão da Falésia do Cabo Branco – PB, em março de 2019.O maior impacto gerado na diversidade foi no transecto 1 que se localiza próximo a praia da Penha, tendo uma diminuição de mais de 70% da diversidade local. E o transecto mais homogêneo com pouca variabilidade na presença dos táxons foi o transecto 3. Através das coletas de dados tornou possível observar o impacto que a erosão da Falésia causa na região de médio litoral, afetando diretamente a comunidade de macroalgas e invertebrados marinhos da região.
Descrição: ANDRADE, H. M. F. de L. Efeito da erosão da falésia sobre a diversidade biológica na região de médio litoral da praia do Cabo Branco - João Pessoa (PB). 2021. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24883
Aparece nas coleções:51 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Hianka Maria Farias de Lima AndradePDF_Hianka Maria Farias de Lima Andrade (2)1.23 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo_de_deposito Hianka111.5 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.