Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24926
Título: As políticas públicas destinadas ao controle de produtos fumígenos nos espaços da Administração Pública na cidade de Campina Grande: uma questão de direito à saúde
Autor(es): Sales, Gabriel Araújo de
Palavras-chave: Administração pública
Produtos fumígenos
Direito à saúde
Políticas públicas
Data do documento: 7-Out-2021
Resumo: Nas últimas quatro décadas a problemática envolvendo os produtos derivados do tabaco e os seus malefícios para a saúde estão sendo temas para as políticas públicas em nosso país. Os produtos fumígenos que antes eram vistos como sinônimos de elegância e ostentação passaram a ter com o tempo vinculados a sua imagem um conjunto de diversos efeitos negativos como doenças, dependência e outras complicações. O combate a comercialização e ao uso de tais substâncias se trata da efetivação do direito à saúde e deve ser objeto de discussão tanto no espaço público como no espaço privado. Diante disso, o presente trabalho visa realizar análise acerca das ações idealizadas e implementadas pelo Estado ao longo dos anos destinadas ao controle de produtos fumígenos em seu território, em especial, com foco nos espaços da Administração Pública. Além disso, o trabalho busca também observar como as conquistas legais estão sendo aplicadas na prática no espaço público do município de Campina Grande, tendo como objeto de estudo o terminal de integração de ônibus da mencionada cidade. A fim de atender as metas que foram traçadas foi imprescindível utilizar o método indutivo, que possui como lógica o estudo de casos pretendendo-se alcançar possíveis soluções gerais. Nesse sentido, cabe salientar que utilizou-se a pesquisa bibliográfica e tomou-se por base os escritos de Matheus Carvalho, Hely Lopes Meirelles e José Cretella Júnior. Por meio deste estudo, chegou-se à conclusão de que a vontade individual não pode se sobressair à saúde coletiva e que o Estado deve continuar se empenhando, como está fazendo nas últimas quatro décadas, no controle da comercialização e uso de produtos derivados do tabaco.
Descrição: SALES, Gabriel Araújo de. As políticas públicas destinadas ao controle de produtos fumígenos nos espaços da Administração Pública na cidade de Campina Grande: uma questão de direito à saúde. 2021. 33f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24926
Aparece nas coleções:22 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Gabriel Araújo de Sales.pdfPDF - Gabriel Araújo de Sales1.18 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósito.pdfTermo de depósito1.66 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.