Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24965
Título: Análise de livro didático: investigando como as construções geométricas são utilizadas no ensino de ângulos
Autor(es): Oliveira, Bruno Fernandes de
Palavras-chave: Ensino de matemática
Construção geométrica
Livro didático
Data do documento: 25-Fev-2021
Resumo: Tendo em vista que, por diversas vezes, os livros didáticos norteiam o trabalho dos professores em sala de aula e em grande maioria apresentam metodologias voltados ao ensino tradicional, surgiu a proposta de analisar alguns livros didáticos e investigar como as Construções Geométricas são utilizadas no ensino de ângulos, pois, as mesmas, quando trabalhadas de maneira correta, pode contribuir para uma aprendizagem mais crítica e consistente. Assim, a análise dos livros didáticos Vontade de Saber Matemática do 8º ano, Teláris Matemática do 8º ano e Matemática essencial do 8º ano, têm por objetivo investigar como os autores utilizam as Construções Geométricas no ensino de ângulos e como isso pode influenciar nos processos de ensino e aprendizagem de matemática. Foi adotado neste trabalho as pesquisas descritiva e bibliográfica, juntamente com a abordagem qualitativa, visto que, o que foi analisado de maneira mais concisa foi o processo, ou seja, o desenvolver do conteúdo e não o resultado em si próprio. Inicialmente, foi apresentado a importância do livro didático na visão de autores como Brandão (2013) e Zuin (2001), bem como, do Plano Nacional do Livro Didático (PNLD), após, foi mostrado algumas características das Construções Geométricas, dentre elas sua origem e sua importância como ferramenta no ensino de matemática. Encerrando a revisão de literatura, foi apresentado a origem dos conceitos relacionados a ângulos e a importância de seu ensino. Adentrando na segunda parte do trabalho, foi mostrado alguns passos para construção, com régua e compasso, dos ângulos de 30º, 60º e 90º, assim como, para a construção da bissetriz de um ângulo, visto que, esse tipo de construção também é abordado nos livros analisados. Em seguida, foi apresentado na perspectiva de cada livro, o ensino de ângulos, ressaltando as definições, conceitos e métodos utilizados para o desenvolver desse conteúdo. Por fim, investigamos como os autores abordam as Construções Geométricas no ensino de ângulos e como isso pode influenciar nos processos de ensino e aprendizagem. Com base nessa investigação, tornou-se notório, o quanto o ensino tradicional permanece arraigado nos livros didáticos e por consequência permanece também nas salas de aulas.
Descrição: OLIVEIRA, Bruno Fernandes de. ANÁLISE DE LIVRO DIDÁTICO: investigando como as construções geométricas são utilizadas no ensino de ângulos. 2021. 53f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24965
Aparece nas coleções:03 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Bruno Fernandes de OliveiraPDF - Bruno Fernandes de Oliveira7.65 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de DepósitoTermo de Depósito185.6 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.