Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25031
Título: A ilustração na literatura infantil: uma análise do livro “Meu Amigo Dinossauro”, de Ruth Rocha
Autor(es): Santos, Luciane Cristina da Silva
Palavras-chave: Livro infantil (Ilustração)
Leitura
Educação infantil
Literatura infantil
Data do documento: 15-Out-2021
Resumo: A ilustração se apresenta como uma importante aliada da literatura infantil, visto que pode complementar a linguagem verbal, e auxiliar no processo de compreensão e leitura. E por conta disto, possui um espaço significativo nos livros escritos para crianças. Esse recurso, que tem como finalidade atrair a atenção desse leitor, propondo facilitar o entendimento e a interpretação do texto. Seguindo essa perspectiva, o presente artigo pretende analisar e refletir a importância das imagens presentes nos livros destinados exclusivamente ao público infantil e discutir sobre a relevância das ilustrações nesse âmbito. Para tanto, este artigo utiliza como aporte teórico os estudos de Rocha, Alcantara e Kuhn (2020), Arantes (2009), Barros (2013), dentre outros. Partimos do panorama histórico da literatura infantil, passando por uma discussão sobre a ilustração, sua relevância e função para este gênero, e por fim analisamos o livro: Meu amigo dinossauro, da autora brasileira Ruth Rocha. A obra, considerada rica no que diz respeito às ilustrações, foi tomada como exemplo de como pode ser valioso o uso das ilustrações em livros infantis. Foi possível constatar o quanto as ilustrações desempenham um papel importante para interpretação do texto escrito e como ela pode despertar a imaginação, além de tornar a leitura divertida, chamando assim, a atenção do leitor.
Descrição: SANTOS, L. C. S. A ilustração na literatura infantil: uma análise do livro “Meu Amigo Dinossauro”, de Ruth Rocha. 2021. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Português) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2021. [Artigo]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25031
Aparece nas coleções:74 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Luciane Cristina da Silva Santos.pdfPDF - Luciane Cristina da Silva Santos1.09 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósito.pdfTermo de depósito136.64 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.