Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25056
Título: A imputação da responsabilidade civil decorrente do abandono afetivo
Autor(es): Lucena, Darah Letícia Melo
Palavras-chave: Abandono afetivo
Responsabilidade civil
Direito familiar
Data do documento: 7-Out-2021
Resumo: O presente artigo objetiva efetuar a análise sobre a possibilidade da imputação da responsabilidade civil nos casos em que há o abandono afetivo por parte dos genitores para com seus filhos. Com a promulgação da Constituição Federal de 1988, elevou-se o princípio da dignidade da pessoa humana para sendo o norteador de todo ordenamento jurídico brasileiro, desconstruindo antigos paradigmas e construindo novos. No campo do Direito de Família, o princípio da afetividade passou a ser determinante para constituição e o reconhecimento dessas relações, sendo elemento indispensável para todo e qualquer indivíduo. Dessa forma, buscou-se aqui, de maneira breve, analisar o instituto da família e seu princípio básico, bem como, os deveres dos pais em relação a sua prole, destacando o abandono afetivo e suas repercussões na vida dos filhos. Ainda, evidenciou-se os conceitos e a aplicação da responsabilidade civil no que diz respeito ao abandono afetivo, salientando que não há ainda um posicionamento pacífico quanto ao tema. Cumpre ressaltar que a pesquisa, visando atingir o objetivo proposto, em relação aos fins, empregou o método exploratório, já quanto aos meios, utilizou-se uma abordagem qualitativa com uso de procedimentos bibliográficos e documentais. Por fim, observou-se que é possível a imputação da responsabilidade civil aos pais mediante o abandono afetivo destes para com sua prole, vez que as medidas utilizadas para remediar a negligência que os infantes sofrem não se mostram suficientes para reparar o grave dano sofrido por esses.
Descrição: LUCENA, Darah Letícia Melo. A imputação da responsabilidade civil decorrente do abandono afetivo. 2021. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25056
Aparece nas coleções:22 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Darah Leticia Melo Lucena.pdfPDF - Darah Leticia Melo Lucena397.82 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de Deposito.pdfTermo de Deposito142.74 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.