Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25059
Título: Contribuições do Serviço Social para a Educação Escolar Quilombola
Autor(es): Gomes, Laissa Kelly Barros
Palavras-chave: Comunidades Quilombolas
Educação
Serviço Social
Data do documento: 2-Jun-2021
Série/Relatório no.: ;361
Resumo: As comunidades quilombolas são uma das formas de resistência e de luta negra no Brasil, historicamente ergueram inúmeras lutas por garantias de políticas sociais em suas comunidades, incluindo a luta pela garantia de direito a uma educação escolar de qualidade, que preserve sua cultura, respeite seus aspectos históricos e seja ofertada em suas próprias comunidades. Diante da necessidade de conhecimento e de fortalecimento da garantia do direito a Educação Escolar Quilombola apresentamos um debate sobre esse tema, objetivando construir e apresentar possíveis contribuições da atuação do/a Assistente Social para a execução da Educação Escolar Quilombola. A proposta deste trabalho se justifica, no âmbito do Serviço Social, por inserir com pioneirismo o tema da educação escolar quilombola no amplo debate já existente acerca da atuação do assistente social na educação básica, a fim de possibilitar uma compreensão que possa subsidiar o planejamento e implementação de ações direcionadas a contribuir com a materialização da Educação Escolar Quilombola. Analisamos como, através de seus conhecimentos, instrumentos e técnicas, os(as) assistentes sociais podem colaborar na efetivação da educação escolar como um direito social que atenda as especificidades das comunidades quilombolas. Para fundamentação teórico-metodológica foi realizada uma pesquisa bibliográfica com abordagem qualitativa e documental, sob a perspectiva crítico dialética. No que tange aos resultados, observamos a importância da presença do Serviço Social no espaço educacional quilombola, pois suas ações interventivas ampliam a viabilização da proteção social e fortalece a defesa de uma educação pública de qualidade. Ademais, é necessário que a consolidação da Educação Escolar Quilombola seja constantemente discutida e reivindicada entre todos os movimentos sociais e categorias profissionais que podem se somar ao movimento de luta para que este direito seja executado.
Descrição: GOMES, Laissa Kelly Barros. Contribuições do Serviço Social para a Educação Escolar Quilombola. 2021. 32f.Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25059
Aparece nas coleções:24 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Laissa Kelly Barros Gomes.pdfPDF - Laissa Kelly Barros Gomes.pdf467.22 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósito.pdfTermo de depósito.pdf349.46 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.