Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25059
Título: | Contribuições do Serviço Social para a Educação Escolar Quilombola |
Autor(es): | Gomes, Laissa Kelly Barros |
Palavras-chave: | Comunidades Quilombolas Educação Serviço Social |
Data do documento: | 2-Jun-2021 |
Série/Relatório no.: | ;361 |
Resumo: | As comunidades quilombolas são uma das formas de resistência e de luta negra no Brasil, historicamente ergueram inúmeras lutas por garantias de políticas sociais em suas comunidades, incluindo a luta pela garantia de direito a uma educação escolar de qualidade, que preserve sua cultura, respeite seus aspectos históricos e seja ofertada em suas próprias comunidades. Diante da necessidade de conhecimento e de fortalecimento da garantia do direito a Educação Escolar Quilombola apresentamos um debate sobre esse tema, objetivando construir e apresentar possíveis contribuições da atuação do/a Assistente Social para a execução da Educação Escolar Quilombola. A proposta deste trabalho se justifica, no âmbito do Serviço Social, por inserir com pioneirismo o tema da educação escolar quilombola no amplo debate já existente acerca da atuação do assistente social na educação básica, a fim de possibilitar uma compreensão que possa subsidiar o planejamento e implementação de ações direcionadas a contribuir com a materialização da Educação Escolar Quilombola. Analisamos como, através de seus conhecimentos, instrumentos e técnicas, os(as) assistentes sociais podem colaborar na efetivação da educação escolar como um direito social que atenda as especificidades das comunidades quilombolas. Para fundamentação teórico-metodológica foi realizada uma pesquisa bibliográfica com abordagem qualitativa e documental, sob a perspectiva crítico dialética. No que tange aos resultados, observamos a importância da presença do Serviço Social no espaço educacional quilombola, pois suas ações interventivas ampliam a viabilização da proteção social e fortalece a defesa de uma educação pública de qualidade. Ademais, é necessário que a consolidação da Educação Escolar Quilombola seja constantemente discutida e reivindicada entre todos os movimentos sociais e categorias profissionais que podem se somar ao movimento de luta para que este direito seja executado. |
Descrição: | GOMES, Laissa Kelly Barros. Contribuições do Serviço Social para a Educação Escolar Quilombola. 2021. 32f.Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021. |
URI: | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25059 |
Aparece nas coleções: | 24 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Laissa Kelly Barros Gomes.pdf | PDF - Laissa Kelly Barros Gomes.pdf | 467.22 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo de depósito.pdf | Termo de depósito.pdf | 349.46 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.