Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25073
Título: Reflexões sobre o preconceito racial e práticas pedagógicas de professoras do ensino fundamental I de uma escola municipal em Caiçara-PB
Autor(es): Souza, Chirlainy Cristina Alves de
Palavras-chave: Educadoras
Lei n°10.639
Racismo
Identidade racial
Data do documento: 4-Nov-2021
Resumo: RESUMO Este trabalho tem por finalidade analisar as percepções de professoras do Ensino Fundamental I a respeito de preconceito racial em sala de aula, abordando estratégias e meios que docentes e gestores têm utilizado para minimizar atos racistas nas instituições educacionais. Para isso, destaca-se como o preconceito racial é tido atualmente pela sociedade, identificando a pouca inserção de educadoras negras em espaços formais e reconhecendo a importância de trabalhar a heterogeneidade cultural, étnica e racial no contexto social e educacional. Para êxito na compreensão do trabalho, dialoga-se com a Lei N°10.639 (BRASIL, 2003) e o pensamento de autores como Lima e Silva (2016), Canen e Xavier (2011), Gomes (1996), Silva (2012), Santos (2007), Almeida (2019), Domingues (2007), alguns Blogs e Sites, principalmente como o Geledés, os quais contribuíram para o desenvolvimento da compreensão sobre o tema em questão. Por fim, apresenta-se as concepções e posicionamentos de duas professoras e uma gestora de uma escola na cidade de Caiçara-PB, obtidas através de um questionário aplicado pelo Google Forms, referente ao conceito de racismo e discriminação racial, levando-as a refletir sobre o modo como o racismo se apresenta em sala de aula, tendo em vista que as educadoras negras enfrentam também o racismo, seja ele por meio da atitude dos discentes ou dos próprios profissionais e colegas de trabalho. Tais reflexões contribuíram para que os docentes em atuação e em formação aprimorassem sua prática pedagógica em sala de aula adicionando mais conteúdos que abordem a cultura negra e desenvolvendo projetos que tratem das relações étnico-raciais e miscigenação existentes em nosso país.
Descrição: SOUZA, C. C. A. de. Reflexões sobre o preconceito racial e práticas pedagógicas de professoras do ensino fundamental I de uma escola municipal em Caiçara-PB. 2021. 52f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25073
Aparece nas coleções:46 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Chirlainy Cristina Alves de SouzaPDF - Chirlainy Cristina Alves de Souza640.66 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito63.15 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.