Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2508
Título: A representação do feminino nas tirinhas de Arthur Ottoni: uma perspectiva discursiva
Autor(es): Morais, Sabrina Brito de Aquino
Palavras-chave: Analise literária
Mulher
Estereótipo
Tirinha
Data do documento: 22-Nov-2013
Resumo: No campo dos gêneros discursivos, muitos estudos têm sido destinados a discutir, refletir e analisar o gênero tirinha. Ainda assim, entendemos ser importante fazer um recorte com o objetivo de verificar a representação da mulher em duas tirinhas de Arthur Ottoni, tomando a estereotipagem desta representação em três aspectos (silêncio, submissão e perfeição física) como categorias de análise. Esta pesquisa justifica-se por seu ineditismo, uma vez que não existem estudos anteriores sobre o trabalho deste jovem autor. Nosso corpus constitui-se de duas tirinhas intituladas: Sinceridade é Tudo(2009) e O falso ceguinho(2010), ambas copiadas do blog de Arthur Ottoni. A análise do corpus foi feita concomitantemente à fundamentação teórica. Esta teve como suporte teórico os nomes de Bakhtin (2000, 2004), Fernandes (2007), Pereira (2002), Alves e Pitanguy (1981) entre outros. A partir da análise foi possível apontar que a identidade feminina nas tirinhas de Ottoni é revelada na representação da mulher submissa, dedicada à família, o estereótipo da mulher “Amélia”, entendida aqui como a mulher real. Tal representação está em oposição a outro estereótipo, representativo da mulher, também verificado neste corpus. Referimo-nos à mulher que corresponde ao padrão feminino de beleza imposto pela atual sociedade, aqui entendida como a mulher ideal.
Descrição: Morais, S. B. de A. A representação do feminino nas tirinhas de Arthur Ottoni: uma perspectiva discursiva. 2012. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em língua portuguesa)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2508
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Sabrina Brito de Aquino Morais.pdfSabrina Brito de Aquino Morais722.18 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.