Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25081
Título: Práticas ambientais como incentivo à biofilia a partir do Humaniza Bosque Carlos Belarmino (HBCB), no Centro de Humanidades (CH) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
Autor(es): Souza, Juliana Aline de
Palavras-chave: Desenvolvimento sustentável
Educação ambiental
Práticas biofílicas
Data do documento: 13-Out-2021
Resumo: As preocupações associadas aos desequilíbrios ambientais mundiais levaram a Organização das Nações Unidas (ONU), aliada a empresas e entidades governamentais, a desenvolver várias conferências mundiais para propor o Desenvolvimento Sustentável (DS) e a inserção da Educação Ambiental (EA) em todos os níveis de ensino. Foi pensando nestas questões que, em 2019, surgiu a ideia de criar um pequeno bosque no Centro de Humanidades (CH) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), para promover a inserção da comunidade universitária nas discussões ambientais e aproximá-las de espaços vegetados, como incentivo à biofilia. Em 2020, o bosque citado passou a se chamar HUMANIZA BOSQUE CARLOS BELARMINO (HBCB), em homenagem a um de seus coordenadores, o professor Carlos Antônio Belarmino Alves, vítima da Covid-19. O objetivo desta pesquisa é apresentar as diversas práticas ambientais ocorridas no HBCB/CH/UEPB, como incentivo à biofilia, ou seja, no fortalecimento dos sentimentos de amor à vida, à natureza, ao respeito e responsabilidade com os recursos naturais. A pesquisa ocorreu de modo participativo, no âmbito das atividades que vêm acontecendo a partir dos projetos de extensão universitária do HBCB/CH/UEPB, com plantio de espécies vegetais nativas, prática da economia criativa com materiais recicláveis, preparação de um orquidário e envolvimento de escolas e comunidades em todas estas atividades. Tais atividades são programadas e pensadas com base nos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) e sua discussão, nas práticas agroecológicas, no incentivo à EA, nas ações biofílicas, que levem ao desenvolvimento da conscientização e sensibilização ambiental.
Descrição: SOUZA, J. A. de. Práticas ambientais como incentivo à biofilia a partir do Humaniza Bosque Carlos Belarmino (HBCB), no Centro de Humanidades (CH) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). 2021. 63f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25081
Aparece nas coleções:43 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Juliana Aline de SouzaPDF - Juliana Aline de Souza3.43 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito684.65 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.