Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25095
Título: O Ministério Público e o controle externo da atividade policial no Brasil
Autor(es): Evaristo, Marcondes Juruna
Palavras-chave: Atividade policial
Controle externo
Ministério Público
Direitos fundamentais
Data do documento: 15-Out-2021
Resumo: Atualmente, no cenário brasileiro, a criminalidade está assumindo contornos alarmantes, demandando a atuação da polícia. Neste sentido, no exercício das suas funções, a polícia pode incorrer em excessos, promovendo violações aos direitos fundamentais. O MP é o órgão institucional que exerce o controle externo da atividade policial, conforme o artigo 129, inciso VII da Constituição Federal de 1988, sendo considerada uma instituição permanente e essencial à função jurisdicional do Estado, incumbindo-lhe a defesa da ordem jurídica. O presente artigo tem o objetivo de compreender a importância do Ministério Público no controle externo da atividade policial no Brasil. Foi utilizado, como método para coleta de conteúdo, a pesquisa bibliográfica com base na área do Direito Constitucional e artigos científicos da área dos direitos humanos. O estudo em deslinde justifica-se por não haver vasta produção científica nessa seara. A partir da análise dos dados coletados foi possível perceber a importância do Ministério Público no controle externo da atividade policial, tendo em vista o seu papel de garantidor da ordem jurídica e proteção dos direitos fundamentais. O presente trabalho foi estruturado em quatro partes, contando como primeira parte a introdução, a segunda parte relata o conceito e atribuições do Ministério Público, na terceira parte retrata-se um panorama da atividade policial no Brasil, trazendo um caso concreto sobre abuso policial. Por fim, o estudo do exercício do controle externo da atividade policial pelo MP e as considerações finais.
Descrição: EVARISTO, Marcondes Juruna. O Ministério Público e o controle externo da atividade policial no Brasil. 2021. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25096
Aparece nas coleções:22 - TCC
22 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Marcondes Juruna Evaristo.pdfPDF - Marcondes Juruna Evaristo4.87 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de Depósito.pdfTermo de depósito366.85 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.