Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2510
Título: Apresentação da imagem feminina como objeto de consumo nas propagandas de cerveja
Autor(es): Tomé, Fabiana Medeiros
Palavras-chave: Mulher
Propaganda
Ideologia
Consumo
Data do documento: 22-Nov-2013
Resumo: Este trabalho tem por finalidade discutir e identificar as competências necessárias ao leitor para que ele atinja de fato a compreensão dos gêneros propagandísticos, uma vez que os meios de comunicação tem um forte poder de persuasão no público. E analisar a representação da figura feminina nas propagandas de cerveja. Para isso, como ponto inicial da pesquisa, foram analisados à luz de teóricos como Koch e Elias (2011), Kleiman (1989), Orlandi (2007), Sandmann (2007), Carvalho (2002), entre outros, que discutem acerca do que vem a ser, conceitualmente, leitura e como ela se constitui enquanto veículo social, histórico e ideológico. O interesse em fazer estudo destas propagandas, veio da inquietude em saber o porquê e em certo modo o que leva os interlocutores, enquanto sujeito, a construir diversas interpretações no mesmo texto. A análise foi feita observando criticamente não só o texto escrito como também o campo visual. E reconhecendo que este suporte (propagandas) permite a construção de sentido de forma não transparente, o que causa de fato o mascaramento da imagem feminina. Para confirmação de tais aspectos, utilizou-se como corpus quatro propagandas comerciais que despertam para o consumo de cerveja das seguintes marcas: Devassa, Schin e Brahma, que utilizam as mulheres como instrumento atrativo para incentivar o consumismo. Desta forma, permitiu chegar à conclusão de que a mulher passa a ser vista através do discurso erótico como produto que é tão desejado quanto a cerveja.
Descrição: Tomé, F. M. Apresentação da imagem feminina como objeto de consumo nas propagandas de cerveja. 2012. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em língua portuguesa)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2510
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Fabiana Medeiros Tomé.pdfFabiana Medeiros Tomé662.76 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.