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dc.contributor.authorSousa, Joana D´arc de-
dc.date.accessioned2013-11-22T18:51:55Z-
dc.date.available2013-11-22T18:51:55Z-
dc.date.issued2013-11-22-
dc.identifier.otherCDD 418-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2520-
dc.descriptionSousa, J. D. de. A construção das inferências na leitura de artigos de opinião por alunos do ensino médio. 2012. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em língua portuguesa)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.pt_BR
dc.description.abstractAo tratarmos sobre leitura, muitas são as concepções presentes em perspectivas teóricas diferentes. Deste modo, as investigações sobre leitura vêm conquistando um espaço amplamente considerado no campo científico, principalmente, no que tange ao ensino de tal habilidade no âmbito educacional, mais precisamente, a sala de aula. Esta pesquisa está centrada na problemática da atividade de compreensão leitora realizada por alunos do ensino médio, uma vez que as práticas dessa habilidade, nesta etapa da educação, tem sido limitada à programas do concurso vestibular. Logo, este trabalho remete às dificuldades que os alunos do 1º ano do ensino médio enfrentam para realizar uma leitura eficaz de textos discursivos por meio dos processos inferenciais. Assim, buscou-se verificar, a partir da leitura de artigos de opinião, o nível de inferência que esses alunos conseguem construir. Tomamos como objeto de nossa análise as atividades de compreensão textual e produções de texto, na tentativa de verificar por que os alunos do ensino médio ainda não são leitores proficientes, não conseguem relacionar seus conhecimentos e experiências prévias com as novas informações trazidas pelo texto com eficácia. De acordo com a natureza qualitativa da pesquisa, levantamos como dados para a análise atividades de compreensão textual e produções textuais realizadas por alunos do 1º ano do ensino médio. Nessa perspectiva tivemos como base teórica, as discussões sobre o processo inferencial na construção dessa atividade de leitura, realizados por Coscarelli (2002), Ferreira e Dias (2004), Serra e Oller (2003), entre outros que concebem os processos inferenciais como atividades cognitivas fundamentais para a realização de uma compreensão leitora eficiente. A partir da análise dos dados coletados, constatamos o baixo nível de leitura realizado por esses alunos, de maneira que ao realizarem as atividades, os mesmos não conseguiram construíram inferências necessárias à uma compreensão significativa dos textos estudados.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Darcy Fernandes da Silvapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.titleA construção das inferências na leitura de artigos de opinião por alunos do ensino médiopt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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