Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25271
Título: Avaliação de coordenação motora em idosos: inovação tecnológica
Autor(es): Miranda, Gabriel Nascimento de
Palavras-chave: Coordenação motora
Idosos
Inovação tecnológica
Data do documento: 16-Nov-2020
Resumo: No processo natural de envelhecimento humano acontece a diminuição da capacidade funcional do organismo como um todo e, como consequência, aparecem as doenças crônico-degenerativas que podem levar as incapacidades. Neste sentido, apresentamos como proposta a avaliação de um teste de coordenação óculo manual. O Aparelho de Teste de Coordenação Óculo Manual (ATCOM) é um instrumento de avaliação, microcontrolado e foi especialmente elaborado para a realização deste tipo de teste. O estudo teve como objetivo geral avaliar a coordenação motora de idosos com aparelho de teste de coordenação óculo manual - ATCOM. Para a validação do teste foram convidados idosos a partir de 60 anos que participavam do Programa Universidade Aberta no Tempo Livre – DEF/UEPB. Foram excluídos aqueles que optaram por não participar da pesquisa e aqueles que não atingiram critérios mínimos de saúde, observados na anamnese. Os participantes assinaram um termo de consentimento livre e esclarecido (TCLE) e prosseguiu para a anamnese, foi avaliado o nível de Atividade Física pelo Questionário de Baecke modificado para idosos (VOORRIPS et al., 1991) e realizado o teste com o ATCOM. Trata-se de uma pesquisa transversal quantitativa e utilizou-se estatística descritiva. Observou-se que dos participantes, 37,84% tinham entre 60 a 69 anos e 62,16% apresentavam mais de 70 anos. Avaliando a nível de atividade física todos ou eram ativos ou moderadamente ativos. Na média geral o tempo de realização do teste pelo ATCOM observou-se que as mulheres obtiveram um tempo melhor (24,49 s) de realização do teste em relação aos homens (28,40 s). Já quanto a faixa etária pode-se observar que os idosos com 60 a 69 anos apresentaram a média de realização do teste mais rápida (23,57s), que aqueles maiores de 70 anos (26,45s). Diante disso, fica evidente que com o passar dos anos ocorre perca da capacidade funcional incluindo a coordenação motora que é uma das valências mais importantes para a autonomia do idoso no dia a dia. E conclui-se que o teste pelo aparelho ATCOM se mostrou bastante promissor e com bons resultados para a avaliação da coordenação motora óculo-manual.
Descrição: MIRANDA, Gabriel Nascimento de. Avaliação de coordenação motora em idosos: Inovação tecnológica. 2020. 16f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Educação Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2020.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25271
Aparece nas coleções:15 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF- Gabriel Nascimento de Miranda.pdfPDF- Gabriel Nascimento de Miranda347.68 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósito.pdfTermo de depósito665.97 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.