Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25293
Título: Expansão urbana do município de Jacaraú-PB: escassez das infraestruturas sociais em novos bairros e regiões periféricas
Autor(es): Alves, Karlos Philippe do Nascimento
Palavras-chave: Cidades Pequenas
Infraestruturas urbanas
Segregação urbana, Jacaraú/PB
Data do documento: 14-Out-2021
Resumo: O crescimento urbano de qualquer cidade vem atrelado com o aumento populacional. Este, por sua vez, necessita de estruturas públicas para funcionar e impulsionar aquele. Sem estruturas como transporte público, escolas, creches, postos de saúde e outros tantos necessários para a desenvoltura diária de uma cidade, a tendência é ocorrer um novo êxodo urbano de sua população de pequeno porte para grandes centros urbanos. O presente trabalho tem por objetivo, a partir da análise espacial e cartográfica, compreender as principais causas da carência de infraestruturas sociais em novos bairros e regiões periféricas do município de Jacaraú-PB e sua expansão urbana ao longo dos anos, bem como, o processo de segregação socioespacial para assim entender os processos que ocasionaram a falta dessas infraestruturas e sua espoliação nessas localidades. A pesquisa tem caráter quantitativa e o desenvolvimento foi realizado com base em levantamento bibliográfico, documental e observação de campo para diagnosticar a precariedade das infraestruturas em áreas periféricas da cidade. Como resultado, observou-se que a falta de estruturas nas regiões periféricas na cidade de Jacaraú-PB ocorre principalmente pela inconsequência dos poderes públicos e da falta de conhecimento dos direitos resguardados constitucionalmente à população.
Descrição: ALVES, K. P. do N. Expansão urbana do município de Jacaraú-PB: escassez das infraestruturas sociais em novos bairros e regiões periféricas. 2021. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25293
Aparece nas coleções:43 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Karlos Philippe do Nascimento AlvesPDF - Karlos Philippe do Nascimento Alves1.86 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito68.38 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.