Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25305
Título: Representações de masculinidades na obra A bolsa amarela, de Lygia Bojunga.
Autor(es): Silva, Eduardo Vicente Rodrigues da
Palavras-chave: Literatura infantil
Gênero
Masculinidades
Data do documento: 28-Mai-2021
Resumo: Este trabalho tem como objetivo discutir a construção das masculinidades na obra A bolsa amarela, de Lygia Bojunga (1980), através da análise dos personagens Afonso e Terrível. Para isso, contextualizamos a história da literatura infantil no Brasil, situando a obra em estudo; discutimos as questões de gênero, sobretudo as masculinidades, no contexto sociocultural; pontuamos características importantes da obra da autora, principalmente como se deu o processo de construção de sua escrita, que problematiza constantemente conflitos a respeito da construção da identidade de suas personagens, tal como se dá na obra analisada. Como aporte teórico, destacamos Cademartori (1987), Coelho (2000), Nolasco (1997), Connel (2016), Sandroni (2011), entre outros autores que nos ajudaram a conduzir nossa pesquisa. Nessa investigação, discutimos como se dá a construção da masculinidade e como a sociedade contribui para essa construção, resultando em relações desiguais de gênero. Por fim, a partir da obra em tela, demonstramos que boa parte das figuras masculinas rejeitam as imposições sociais de gênero, evidenciando a contribuição do movimento feminista no processo de construção de uma sociedade mais igualitária.
Descrição: SILVA, E. V. R. Representações de masculinidades na obra A bolsa amarela, de Lygia Bojunga. 2021. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25305
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Representações de masculinidades na obra a bolsa amarela, de Lygia Bojunga.pdfTrabalho de conclusão de curso490.4 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de autorização de entrega e disponibilização do TCC no repositório institucional da uepb.pdfTermo de autorização434.45 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.