Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25343
Título: Entre o Que se Vê e o Que se sabe sobre a qualidade da água no médio curso do Rio Paraíba – Pb
Autor(es): Franco, Ana Maria
Palavras-chave: Percepção Ambiental
Educação Ambiental
Meio Ambiente
Data do documento: 8-Out-2021
Resumo: O meio ambiente é um complexo e dinâmico sistema responsável pela manutenção da vida na Terra. A água é elemento indispensável para a sustentabilidade humana, e para os múltiplos usos, sendo a sua demanda cada vez maior para os usos múltiplos consultivos e não consultivos. A sua grande demanda acarreta um comprometimento da sua qualidade, sendo a análise de parâmetros físicos, químicos e biológicos necessários para avaliar a qualidade da água consumida. Além disto, introduzir na população conceitos sobre educação ambiental estimula a percepção e a assimilação de conhecimento baseado em evidências científicas que levam à preservação e consciência ambiental. Tendo em vista essas questões, este trabalho tem como objetivo avaliar a qualidade da água do rio Paraíba e a percepção da comunidade ribeirinha e estudantes sobre esta qualidade, especificamente nas proximidades da barragem de Acauã e comparar as informações da percepção dos usuários com os dados laboratoriais físico-químicos e microbiológica da água. A metodologia utilizada neste trabalho envolveu o uso de um questionário semi-estruturado junto à população local, bem como o uso de desenhos que mostrem como os alunos percebem a região onde moram, buscando coletar a percepção acerca do meio ambiente e relacioná-los no análises de qualidade da água desenvolvida em laboratório. Os resultados apontam que as pessoas percebem o ambiente mais degradado devido às ações antropológicas ao longo tempo, ou seja, possuem consciência a respeito dos problemas ambientais presentes ao longo do rio e sabem à importância da mudança a respeitos das atitudes e ações que devem ser tomadas para uma melhor utilização dos recursos que são fornecidos no município. Contudo, pode-se afirmar que a população estudada consegue enxergar os problemas ambientais, mas, atualmente, não há apoio nem ações que os guiem a uma mudança efetiva para melhorar a qualidade dos recursos naquela região.
Descrição: FRANCO, Ana Maria. Entre o que se vê e o que se sabe sobre a qualidade da água no médio curso do Rio Paraíba - PB.2021. 47 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Geografia). Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25343
Aparece nas coleções:92 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ana Maria Franco.pdfPDF - Ana Maria Franco1.08 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósito.pdfTermo de depósito151.87 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.