Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25395
Título: Percepções da violência de gênero por pré-adolescentes: um relato de experiência pedagógica com cinema de animação
Autor(es): Ferreira, Gilma Alves
Palavras-chave: Ensino fundamental
Violência de gênero
Comunidade de prática
Cinema de animação
Experiência didático-pedagógica
Data do documento: 1-Dez-2020
Resumo: A presente pesquisa sobre violência de gênero e comunidade de prática foi desenvolvida a partir de uma experiência didático-pedagógica com três turmas do 6º ano da Escola Estadual de Ensino Fundamental Nossa Senhora do Rosário na Cidade de Campina Grande-PB. Os objetivos da pesquisa foram: problematizar a violência de gênero como uma forma de manutenção dos padrões de feminilidades e masculinidades formuladas em uma determinada comunidade de prática (PAECHTER, 2009); compreender a influência que o cinema de animação exerce na internalização dos padrões de gênero em pré-adolescentes; e, analisar como os alunos entendem a violência de gênero e a sua presença na vida cotidiana. O filme selecionado foi “Pocahontas II: Uma Jornada para o Novo Mundo” (dir. Bradley Raymond e Tom Ellery, 1998), por abordar o caráter relativo das representações de feminilidades e masculinidades. Sobretudo, por apresentar situações que se caracterizam como violência de gênero, ofertando suporte para analisar junto aos alunos de forma concreta a questão. A metodologia da pesquisa se classifica como de natureza qualitativa, pois foram analisadas as falas dos estudantes e as respostas elaboradas por esses na resolução de uma questão proposta, a luz do referencial teórico selecionado, sendo esse composto pelos conceitos de: gênero (BUTLER, 2007 e 2018; LAURETIS, 1987; PAECHTER, 2009), violência de gênero (BOURDIEU, 2012; LOURO, 2004), Temas Transversais (DURHAM, 2010; FRIGOTTO e CIAVATTA, 2003; JACOMELI, 2004; SANTOS et al, 2006), cinema (DUARTE, 2002; NAPOLITANO, 2003; FANTIN, 2009) e cinema de animação (PINTO, 2011). Destacamos, ao longo desta pesquisa, não somente a importância de se expandir os trabalhos referentes a temática de gênero nas escolas, visando à formação cidadã dos sujeitos, mas também as múltiplas possibilidades de utilização do cinema de animação em tempos e espaços escolares na superação da violência de gênero.
Descrição: FERREIRA, G. A. Percepções da violência de gênero por pré-adolescentes: um relato de experiência pedagógica com cinema de animação. 2020. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia). - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2020.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25395
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Gilma Alves Ferreira.pdfTCC - Gilma Alves Ferreira1.87 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de autorização - GILMA.pdfTermo de depósito398.41 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.