Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25427
Título: Análise de programas de exercícios para prevenção da síndrome da fragilidade em idosos institucionalizados: revisão integrativa
Autor(es): Soares, Nayara Gomes
Palavras-chave: Exercício físico
Síndrome da fragilidade
Idoso institucionalizado
Qualidade de vida
Data do documento: 27-Abr-2021
Resumo: Como consequência do aumento da expectativa de vida, ocorre o aumento da incidência de patologias/síndromes associadas ao envelhecimento, e destas emerge a fragilidade. O objetivo deste estudo foi identificar quais os programas de exercícios são os mais eficazes para a prevenção da síndrome da fragilidade no idoso institucionalizado. Trata-se de uma revisão integrativa, onde foram realizadas buscas nas seguintes fontes eletrônicas: NCBI / PubMed, SciELO, LILACS e na Plataforma PEDro. Foram incluídos os estudos que tratavam exclusivamente de idosos institucionalizados (>60 anos); estudos observacionais e estudos experimentais; pesquisas dos últimos 10 anos (2010 a 2020); dados originais; estudos em português, espanhol e inglês. Foram excluídos os estudos de caso, os estudos que continham outras doenças e as revisões. Dos 68 artigos encontrados a partir da busca inicial, 14 artigos foram escolhidos para leitura na íntegra, destes, 3 foram excluídos por repetição e apenas 11 foram escolhidos para compor essa revisão. Todos os idosos nos estudos apresentaram melhor desempenho muscular e, consequentemente, melhor capacidade física a partir de diferentes programas de fortalecimento muscular, porém os programas que mais se destacaram foram o treinamento resistido e o treinamento de força.
Descrição: SOARES, Nayara Gomes. Análise de programas de exercícios para prevenção da síndrome da fragilidade em idosos institucionalizados: revisão integrativa. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25427
Aparece nas coleções:14 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Nayara Gomes Soares.pdfPDF - Nayara Gomes Soares690.52 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Termo de depósitoPDF - Termo de depósito61.74 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.