Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25454
Título: Revisão integrativa sobre o uso de dispositivos móveis para ações de prevenção às arboviroses publicados em periódicos nacionais (mHealth ou saúde móvel)
Autor(es): Cunha, Bruna Raquel Borges da
Palavras-chave: Saúde móvel
Saúde pública
Mobile health
Arboviroses
Data do documento: 2-Jun-2021
Resumo: As arboviroses como a dengue, zika, chikungunya e febre amarela, transmitidas por mosquitos vetores, como Aedes aegypti, têm ocupado um lugar de destaque nas ações de Saúde Pública no Brasil há mais de vinte anos. Em 2020, estima-se que a dengue atingiu mais de 1,6 milhões de pessoas só nas Américas, sendo que a maioria dos casos foram registrados no Brasil. Uma das estratégias que vem sendo cada vez mais utilizadas para compartilhar informações e fazer ações de Educação em Saúde é o uso dos dispositivos móveis (celulares) e das mídias sociais. O objetivo deste estudo é realizar uma revisão integrativa da literatura para descrever a contribuição das intervenções educativas para prevenção de doenças transmitidas por vetores como mosquitos. Foram aplicadas três estratégias de busca de artigos completos, utilizando diferentes combinações de unitermos em duas bases de dados on-line, publicados em periódicos brasileiros nos últimos cinco anos. Os resultados mostraram que pesquisadores brasileiros têm buscado compreender, por um lado, a construção das narrativas em saúde que são veiculadas por meio de notícias em meios de comunicação de massa e redes sociais, particularmente do Ministério da Saúde e Fiocruz; por outro lado, os resultados de desenvolvimento de softwares têm sido divulgados em anais de evento. Não foram identificadas pesquisas com método do tipo caso-controle para investigar especificamente a eficácia, efetividade e eficiência do uso de aplicativos e tecnologias digitais para prevenção de arboviroses.
Descrição: Cunha, Bruna Raquel Borges da. Revisão integrativa sobre o uso de dispositivos móveis para ações de prevenção às arboviroses publicados em periódicos nacionais (mHEALTH ou Saúde Móvel). 2021. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25454
ISSN: CDD 614.57
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Termo de depósito.pdfPDF - Termo de depósito1.87 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia
PDF - Bruna Raquel Borges da Cunha.pdfPDF - Bruna Raquel Borges da Cunha394.14 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.