Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25455
Título: A Reforma Psiquiátrica no Brasil e a atual conjuntura da Política Nacional de Saúde Mental: Continuidade ou ruptura?
Autor(es): Camelo, Ana Clara Noberto
Palavras-chave: Reforma Psiquiátrica
Saúde mental
Política Nacional de Saúde Mental
Data do documento: 11-Dez-2020
Resumo: Este trabalho em forma de pesquisa bibliográfica apresenta reflexões acerca da atual conjuntura da Política Nacional de Saúde Mental baseado no cenário da Reforma Psiquiátrica como processo linear de evolução no Brasil. Inclui-se a análise da nota técnica nº11/2019, publicada em fevereiro de 2019 pelo governo brasileiro e que gerou significativas mudanças no desenvolvimento do âmbito da Saúde Mental abarcando o movimento reformista, ao qual indicava um avanço na humanização das práticas consideradas manicomiais e um fortalecimento da cidadania do portador de transtorno mental. As mudanças que são esclarecidas na nota publicada trazem uma ameaça à continuidade da Reforma Psiquiátrica no Brasil, apresentando uma perspectiva contrária de cronificação, contenção e isolamento do indivíduo ao ser assistido por uma conjuntura institucionalista e retrógrada em sua natureza.
Descrição: CAMELO, Ana Clara Noberto. Reforma Psiquiátrica no Brasil e a atual conjuntura da Política Nacional de Saúde Mental: Continuidade ou ruptura?. 2020. 21f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25455
Aparece nas coleções:28 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ana Clara Noberto CameloPDF - Ana Clara Noberto Camelo273.29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Termo de DepósitoPDF - Termo de Depósito62.38 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.