Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25463
Título: A crítica de Nietzsche à concepção de verdade da metafísica ocidental
Autor(es): Costa, Stênio Marcelo de Lima
Palavras-chave: Metafísica ocidental
Verdade
Racionalismo
Data do documento: 14-Out-2021
Resumo: A seguinte pesquisa tem o objetivo geral de explanar e delimitar as principais objeções que fundamentam a crítica à verdade da metafísica ocidental que o filósofo alemão Friedrich Nietzsche (1844-1900) efetua no decorrer de toda a sua produção filosófica. Para tal empenho, julgamos ser necessário nos apoiarmos nas principais reflexões que o filósofo do martelo efetua desde O Nascimento da Tragédia até sua obra autobiográfica Ecce Homo, pois, como mostraremos, as críticas que Nietzsche direciona à verdade percorre todas as suas obras e é de fundamental importância para a compreensão da própria filosofia do autor de Zaratustra. Diante disto, à luz também de alguns eminentes comentadores da filosofia nietzschiana, tais como Werner Stegmaier, Gianni Vattimo, Scarlett Marton, Müller-Lauter, entre outros, buscaremos estabelecer como se determina e se desenvolve as principais críticas nietzschianas proferidas à noção de verdade que perpassa toda a filosofia ocidental desde a Grécia Antiga com o memorável Sócrates. Com isto, para uma melhor exposição de tais críticas, procuraremos efetuar uma breve contextualização sobre como se entende o conceito de verdade na metafísica ocidental, para logo após iniciarmos a exposição das principais objeções que fundamentam e delineiam a crítica de Nietzsche à verdade, na qual, para uma melhor compreensão dessa crítica, nos apoiaremos em duas noções fundamentais, que são: 1) sua forte oposição ao racionalismo socrático-platônico, que para Nietzsche teve uma grande influência na maneira do homem ocidental perceber e determinar a verdade sobre o mundo; e 2) suas eminentes e constantes críticas à noção de verdade enquanto adequação ou correspondência direta entre o discurso proferido pelo sujeito e o mundo sensível.
Descrição: COSTA, S. M. de L. A crítica de Nietzsche à concepção de verdade da metafísica ocidental. 2021. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25463
Aparece nas coleções:31 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Stênio Marcelo de Lima Costa.pdfPDF - Stênio Marcelo de Lima Costa.440.2 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósito.pdfTermo de depósito175.35 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.