Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25468
Título: Ledores e processos seletivos universitários: as dificuldades enfrentadas pelas pessoas cegas
Autor(es): Silva, Joara Alves da
Palavras-chave: Tecnologias assistivas
Processos seletivos
Cegos
Data do documento: 28-Abr-2021
Resumo: A tecnologia assistiva (TA) é um facilitador de potencial relevantenos exames nacionais de ingresso ao ensino superior, existem direitos garantidos por lei para que as pessoas com deficiência possam usufruir os serviços oferecidos pela TA. As pessoas cegas têm à sua disposição nesses processos ledores, transcritores e prova em braile. O objetivo desse trabalho é compreender quais são os desafios enfrentados pelo candidato cego na realização dos exames avaliativos para o ingresso na educação superior.No que se refere à metodologia, o trabalho foi desenvolvido por meio de uma pesquisa de natureza aplicada, a abordagem do problema é qualitativa sendo assim, utilizado a análise de questionário semiestruturado, aplicado a uma pessoa cega, onde analisamos o seu discurso e as falas de legitimação. Com o propósito de alcançar o nosso objetivo que se classifica em descritivo/ explicativo. O participante da pesquisa é uma pessoa cega que cursa o ensino superior e passou pelas etapas do processo de ingresso. Os resultados observados foram que os ledores e transcritores que participam do processo precisam ter uma formação mais eficiente e duradoura, que algumas falhas que ocorrem no processo poderiam ser minimizadas ou extintas se a seleção dos ledores fossem pessoas que já trabalhassem na área de inclusão e a formação fosse realizada por profissionais cegos. Concluímos que estudos como esse é importante para impulsionar medidas que melhorem o processo de seleção, levar o debate sobre a temática, assim melhorando o índice de alunos cegos que ingressam no curso superior.
Descrição: SILVA, J. A. Ledores e processos seletivos universitários: as dificuldades enfrentadas pelas pessoas cegas. 2021. 19 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva).- Universidade estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25468
Aparece nas coleções:I - EEPEI - Monografia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Joara Alves da Silva_Revisado.pdfPDF- JOARA ALVES DA SILVA371.68 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo_de_Deposito_TCC joara.pdfTERMO DE DEPÓSITO58.86 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.