Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25479
Título: Exercícios Resistidos e seus efeitos hipotensivos em indivíduos hipertensos: uma revisão bibliográfica
Autor(es): Silva, Elias Batista da
Palavras-chave: Hipertensão arterial
Exercício físico
Efeitos hipotensivos
Data do documento: 31-Mai-2021
Resumo: As doenças crônicas não transmissíveis são atualmente a principal causa de morte no mundo. Representando uma destas doenças e se enquadrando como uma condição clínica multifatorial de risco tem-se a Hipertensão Arterial Sistêmica, caracterizada pelo surgimento de forma idiopática e acomete homens e mulheres de diferentes idades e classificações econômicas. Os indivíduos hipertensos têm os níveis pressóricos acima da média estabelecida pela OMS, com pressão arterial sistólica e diastólica respectivamente em níveis ≥ a 140 x 90 mm Hg de forma sustentada. O risco para o hipertenso pode ser aumentado se aliado a outros fatores como envelhecimento, idade, inatividade física, obesidade, tabagismo dentre outros. O exercício físico resistido por muito tempo foi contraindicado em casos de indivíduos com histórico de problemas cardiovasculares, mas com a progressiva produção científica debatendo sobre esta temática relacional pôde-se observar fatores benéficos ao utilizar o exercício físico resistido como tratamento (principal ou complementar) não medicamentoso para hipertensos, agindo por diversos mecanismos diferentes e influenciando em prevenção, controle e recuperação dos níveis pressóricos e consequente diminuição de riscos e morbidades ligadas aos problemas hipertensivos. Este trabalho tem como questão norteadora identificar quais principais mecanismos responsáveis pelo efeito hipotensivo ao utilizar os exercícios físicos resistidos como forma de tratamento para a regulação dos níveis pressóricos, segundo a licenciatura. Seu objetivo geral é contribuir para o conhecimento acerca dos efeitos hipotensivos gerados através da atividade física mediante o entendimento de aspectos do exercício físico resistido que favoreçam a diminuição dos níveis pressóricos de hipertensos com base na bibliografia.
Descrição: SILVA, Elias Batista da. Exercícios resistidos e seus efeitos hipotensivos em indivíduos hipertensos: Uma revisão bibliográfica. 2021. 20f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25479
Aparece nas coleções:15 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Elias Batista da Silva .pdfPDF- Elias Batista da Silva476.66 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF- Termo de deposito.pdfPDF - Termo de Depósito262.65 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.