Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25481
Título: Efeito do treinamento funcional em adultos com sobrepeso ou obesidade: Uma revisão integrativa
Autor(es): Reis, Nadja Maria Sousa dos
Palavras-chave: Obesidade
Sobrepeso
Atividade física
Treino funcional
Data do documento: 28-Mai-2021
Resumo: INTRODUÇÃO: A obesidade se apresenta como problema de saúde pública por elevar o risco de acometimento do organismo por outras doenças crônicas. Nesse sentido, reduz a expectativa de vida, em diferentes faixas etárias, em especial adultos, por estarem expostos a outros fatores de risco como o estresse. Assim, faz-se necessário observar as evidências científicas que apontam o treinamento funcional como contribuição para redução do percentual de gordura corporal, massa gorda e promoção de hipertrofia muscular. OBJETIVO: Analisar os efeitos do treinamento funcional em adultos com sobrepeso ou obesidade por meio de uma revisão integrativa. METODOLOGIA: O presente estudo qualitativo descritivo acerca do treinamento funcional de adultos com sobrepeso ou obesidade foi realizado por meio de uma revisão integrativa. Como fonte de coleta de dados secundários foram utilizadas as bases PubMed, SciELO e LILACS, no período de fevereiro a maio de 2021, utilizando o termo “Obesity” OR “Overweight” AND “Circuit-Based Exercise”. Foram incluídos artigos publicados na integra nos anos de 2016 a 2021, na língua portuguesa e inglesa e excluídos resumos, textos incompletos, relatos e estudos de caso e revisões. RESULTADOS E DISCUSSÃO: A partir das associações de descritores, encontraram-se 18 estudos. Após a filtragem relativa ao ano (2016 a 2021), idioma (português e inglês) e texto completo, restaram 15 estudos. Estes, por sua vez, tiveram seus títulos e resumos analisados criteriosamente, onde, após aplicação dos critérios de inclusão e exclusão restaram 7 estudos. Através dos artigos abordados foi verificado que a prática regular de treinamento funcional por adultos com sobrepeso ou obesidade causa uma melhora das capacidades físicas e, quando realizado continuamente, conduz ao aperfeiçoamento da potência, flexibilidade, agilidade, força, coordenação, equilíbrio, resistência e peso e gordura corporal. Entretanto, a adesão e comprometimento dos participantes são fundamentais para um bom resultado. CONCLUSÃO: O treinamento funcional tem influências positivas na composição corporal dos indivíduos, além da flexibilidade e velocidade. Os resultados reforçam que o treinamento funcional pode ser usado em indivíduos com sobrepeso e obesidade, podendo ser administrado como tratamento, tanto na prevenção primária como secundária nesses indivíduos.
Descrição: REIS, Nadja Maria Sousa dos. Efeito do treinamento funcional em adultos com sobrepeso ou obesidade: uma revisão integrativa. 2021. 15f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) -Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25481
Aparece nas coleções:15 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Nadja Maria Sousa dos Reis.pdfPDF - Nadja Maria Sousa dos Reis541.94 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Termo de depósito.pdfPDF - Termo de Depósito227.53 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.