Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25499
Título: Stryphnodendron adstringens (Barbatimão): uma opção terapêutica como cicatrizante
Autor(es): Silva, Laviniaicha Emanuele Pereira da
Palavras-chave: Fitoterapia
Plantas medicinais
Cicatrização
Data do documento: 22-Set-2021
Resumo: O barbatimão, Stryphnodendron adstringens, é uma planta largamente utilizada na medicina popular brasileira para o tratamento de úlceras e lesões, devido a suas propriedades cicatrizante, adstringente, antibacteriana, anti-inflamatória e antisséptica. Seus principais constituintes químicos são os taninos, principais responsáveis por seus efeitos farmacológicos. O presente trabalho objetivou realizar uma revisão sistemática de literatura acerca do potencial cicatrizante do barbatimão em lesões de pele e averiguar a possibilidade de seu uso como terapia complementar para o tratamento de lesões simples e complexas. Foram analisados sete estudos, dos quais, um relata a ação angiogênica, dois descrevem a atividade antimicrobiana, dois descrevem o efeito cicatrizante de feridas complexas e dois citam o efeito cicatrizante de feridas. Conforme observa-se nos trabalhos analisados, o barbatimão apresenta potencial cicatrizante, capacidade de acelerar o processo de cicatrização de lesões simples e complexas, de aumentar deposição de matriz extracelular, além de possuir atividade angiogênica, antibacteriana e anti-inflamatória, sendo, portanto uma excelente opção de tratamento complementar de lesões dérmicas.
Descrição: SILVA, Laviniaicha Emanuele Pereira da. Stryphnodendron adstringens (Barbatimão): uma opção terapêutica como cicatrizante. 2021. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25499
Aparece nas coleções:13 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Laviniaicha Emanuele Pereira da SilvaPDF - Laviniaicha Emanuele Pereira da Silva1.11 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Termo de depósitoPDF - Termo de depósito479.48 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.