Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25510
Título: Patriarcado e o conceito de honra no sertão nordestino: uma perspectiva sociocultural de análise-interpretação d’As velhas, de Lourdes Ramalho
Autor(es): Lima, Layze Mariana Tenório de
Palavras-chave: Patriarcado
Cultura da honra
Nordeste
Lourdes Ramalho
Data do documento: 13-Out-2021
Resumo: Neste trabalho, nos debruçamos sobre a dramaturgia de Lourdes Ramalho para analisar como os preceitos da cultura da honra são representados em obras que se referem ao espaço referencial e simbólico do sertão nordestino. Assim, dentro da ampla produção ramalhiana, tomamos como corpus de nosso estudo a peça As Velhas (1975), que é tecida a partir das desventuras de dois núcleos familiares guiados por duas matriarcas, uma cigana e outra sertaneja, num pano de fundo que, por um lado, denuncia as fraudes no programa oficial de emergência contra a seca, e, por outro, revela como a cultura da honra influencia as tensões e os embates entre os indivíduos, na perspectiva das dinâmicas de gênero e dos papéis sexuais atribuídos a homens e mulheres, ocasionando conflitos no decorrer da trama e contribuindo para o desfecho trágico. Portanto, objetivamos investigar como as relações de gênero, que envolvem em suas malhas homens e mulheres, estão pautadas pela cultura da honra, bem como a maneira pela qual ocorrem as distinções entre as representações dos sujeitos masculinos ramalhianos e os discursos que permeiam a construção da figura do “homem nordestino”, enquanto um tipo social. Em conclusão, constatamos que Vina e Mariana, ao fazerem parte de uma cultura masculinizante, mesmo que não tenham um seio familiar que siga os moldes tradicionais, acabam por assumir não só o lugar do Pai, mas também seus valores.
Descrição: Lima, L. M. T. Patriarcado e o conceito de honra no sertão nordestino: uma perspectiva sociocultural de análise- interpretação d’As velhas, de Lourdes Ramalho. 2021, 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras-Português).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25510
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Layze Mariana TCC.pdfLayze Mariana TCC528.68 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo_de_Deposito_TCC-Layze Mariana.pdfTermo_de_Deposito_TCC-Layze Mariana149.46 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.