Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25513
Título: O mito da "Ditabranda" e a marginalização do ensino de filosofia nos anos de repressão Pós 1964 e seus reflexos na educação
Autor(es): Epaminondas, Nayara Rayane do Nascimento
Palavras-chave: Golpe militar
Memória
Resistência
Ensino de filosofia
Data do documento: 21-Set-2020
Resumo: O presente estudo tem o intuito de falar sobre a política educacional durante o período da ditadura militar, visto que, à época as políticas sociais planejadas estavam diretamente atreladas aos planos econômicos, ideológicos e, acima de tudo, políticos do Estado Militar pós-1964. Sabe-se que mesmo com um discurso voltado para o investimento à educação, a trajetória do “desenvolvimento” educacional não passou de mera retórica. Além disso, para entender melhor sobre esse período é de suma importância fazer notar cinco pontos cruciais que foram caracterizados e desenvolvidos na Política Educacional durante o período ditatorial. Esta pesquisa também corrobora pelo fato de possuir alguns tópicos relevantes acerca do tema. A priori, este trabalho será dividido em cinco tópicos. Sendo assim, no primeiro falaremos sobre os “Pressupostos Históricos que levaram ao Período Ditatorial”. No segundo momento, discutiremos sobre “A memória como Resistência: Algumas Considerações”. No terceiro tópico: “A marginalização do Ensino da Filosofia” e, por último, abordaremos a temática “A Ditadura Militar e seus Reflexos na Educação e Identidade Cultural”. O presente estudo é uma pesquisa bibliográfica e eletrônica, onde o tema abordado relata o mito da “ditabranda” e a marginalização do ensino da filosofia nos anos de repressão pós-1964 e os seus reflexos na educação, tendo como corpus informações de como o período ditatorial repercutiu numa instabilidade da Educação perante o regime autoritário, principalmente no ensino da filosofia. Desta forma, serão inseridas as publicações em: livros, artigos, editoriais, revisões, monografias, dissertações e teses. Em toda a abordagem que teve esta revisão bibliográfica é possível verificar as razões acerca da suma importância dessa temática, pois oferece reverberações acerca de um momento tão difícil para o Brasil que foi a Ditadura Militar de 1964.
Descrição: EPAMINONDAS, N. R N. O mito da "Ditabranda" e a marginalização do ensino de filosofia nos anos de repressão Pós 1964 e seus reflexos na educação. 2020. 17f. Monografia (Especialização em Filosofia da Educação). - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25513
Aparece nas coleções:I - EFE - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Nayara Trabalho - Pós - UEPB - Conclusão - Entrega 2.0.pdfTCC-NAYARA1.81 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
repositorio-nayara-tcc.pdfTERMO DE DEPÓSITO256.16 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.