Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25516
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorOliveira, Jaqueline Farias de-
dc.date.accessioned2022-01-25T19:50:05Z-
dc.date.available2022-01-25T19:50:05Z-
dc.date.issued2021-10-14-
dc.identifier.otherCDD 372-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25516-
dc.descriptionOLIVEIRA, J. F. Reflexões sobre o processo de imersão no ensino fundamental por meio do Programa Residência Pedagógica. 2021. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia). - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.pt_BR
dc.description.abstractO Programa Residência Pedagógica (PRP) foi implementado no ano de 2018, por meio do Ministério da Educação (MEC) juntamente com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), cujo principal objetivo é aperfeiçoar na prática o processo de formação de graduandos/as dos cursos de licenciatura. No presente trabalho, analisamos a experiência de imersão no Ensino Fundamental, anos iniciais, em uma escola municipal localizada na cidade de Campina Grande/PB, por meio do PRP, durante os meses de junho a dezembro de 2019, englobando a observação e a regência em uma sala de aula do 5º ano. Abordaremos a questão da formação docente, a partir da análise das atividades de formação, de observação e de regência de sala de aula. A metodologia utilizada para o desenvolvimento do trabalho foi a observação participante, que consiste numa abordagem qualitativa do tema. Conclui-se que o PRP nos proporcionou redimensionar os referenciais teórico-metodológicos estudados durante o curso de Licenciatura em Pedagogia. Ao promover essa aproximação do/a graduando/a em um curso de licenciatura com o ambiente escolar por um período de 18 meses, o PRP permitiu que construíssemos uma base mais sólida, com menos insegurança acerca de aspectos mais complexos como planejar e realizar uma aula, que recursos utilizar ou como lidar com as relações e emoções envolvidas no processo, bem como mais simples como a melhor letra para escrever no quadro.pt_BR
dc.description.sponsorshipProfa. Dra. Francisca Pereira Salvinopt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectResidência pedagógicapt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectFormação do professorpt_BR
dc.titleReflexões sobre o processo de imersão no ensino fundamental por meio do Programa Residência Pedagógicapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Termo_de_Deposito_TCC Jaqueline.pdf180.41 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia
PDF - JAQUELINE.pdf497.08 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.