Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2555
Título: Práticas de letramento na formação inicial de professores de língua inglesa: um olhar crítico sobre o papel do professor formador
Autor(es): Vitorino, Roberto Nascimento
Palavras-chave: Letramento
Formação docente
Língua inglesa
Ensino aprendizagem
Data do documento: 26-Nov-2013
Resumo: Este estudo tem como principal objetivo verificar o uso de práticas do letramento crítico na formação inicial de professores de língua inglesa, dando ênfase ao papel do professor formador como o responsável pelo desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem da referida língua, tanto para os seus alunos como para o aperfeiçoamento de sua prática docente, baseada num posicionamento crítico acerca de suas atitudes em sala de aula. Esta pesquisa também busca apresentar o ponto de vista dos envolvidos quanto às concepções de Letramento, principalmente o Letramento Crítico e a relação deste com as práticas de leitura e escrita desenvolvidas em sala de aula. Dessa forma, embasamos nossa pesquisa nos seguintes suportes teóricos: concepções de letramento (KLEIMAN, 2001; SOARES, 2002; MARCUSCHI, 2001; ROJO, 2009), letramento crítico (MOTTA, 2008; FERREIRA, 2006), formação do professor (MAIA & MENDES, 2009; MICARELLO & FREITAS, 2002; NUNES, 2001) professor crítico-reflexivo (MAGALHÃES, 2004; MCKAY, 2003). Como estratégia metodológica, optamos pelo uso de questionário, em que são propostos alguns questionamentos acerca dos conceitos relevantes para a pesquisa e de certas atitudes e posicionamentos do professor em sala de aula com relação ao processo de formação docente. Ao término de nossa pesquisa, chegamos à conclusão de que os professores formadores realmente se utilizam do letramento crítico em suas aulas, estabelecendo de forma objetiva uma correlação entre as práticas de leitura e escrita e o trabalho com o texto, associado a uma perspectiva crítica de interpretação. Constatamos também que esses professores mostraram-se, além de dispostos, aptos a assumir uma postura crítico-reflexiva com relação ao ensino-aprendizagem da língua inglesa, como também com o desenvolvimento de sua própria prática pedagógica em sala de aula.
Descrição: Vitorino, R. N. Práticas de letramento na formação inicial de professores de língua inglesa: um olhar crítico sobre o papel do professor formador. 2011. 60f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em língua inglesa)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2555
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Roberto Nascimento Vitorino.pdfRoberto Nascimento Vitorino935.42 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.