Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25590
Título: Os efeitos do exercício físico em adolescentes com transtornos mentais comuns: Uma Revisão
Autor(es): Soares, Jenifer de Lima
Palavras-chave: Atividade física
Adolescentes
Ansiedade
Depressão
Data do documento: 29-Set-2021
Resumo: O presente trabalho se trata de uma análise de produção científica sobre os efeitos do exercício físico em adolescentes com algum transtorno mental comum, sendo limitado apenas a dois deles, ansiedade ou depressão. Estudos estes que foram realizados nos últimos cinco anos (2016-2021). As discussões sobre este assunto envolvem conhecimentos biológicos, fisiológicos e psicológicos e a identificação desses conhecimentos é essencial para uma intervenção individual ou social eficaz para o indivíduo. Para isso, foi realizada uma revisão narrativa de literatura tendo como referência as bases de dados Scholar, Scieloe Periódicos Capes no acesso cafe. Após a análise foi possível observar a relação entre os efeitos do exercício físico em adolescentes com algum transtorno mental comum sendo ansiedade ou depressão. Que por resposta obteve-se a unanimidade de todos os estudos em que apresentaram reações positivas quanto às práticas dos exercícios físicos levando a crer que possuem sim influência para a redução ou prevenção dos dois transtornos mentais mais comuns. Sendo assim, foi possível observar que o maior número de adolescentes ativos fisicamente era do sexo masculino e a maior probabilidade do desenvolvimento de algum transtorno mental seria entre o sexo feminino e que esses dados podem estar associados a fatores culturais, como também se faz importante o nível e frequência destas atividades pois quanto maiores, menores serão os sintomas e as chances de desenvolver estes transtornos. Portanto, podemos concluir que os exercícios físicos realizados pelos adolescentes de maneira moderada a vigorosa diariamente é fator determinante para prevenção ou redução da ansiedade e depressão, além de ideações suicidas, bem como a ausência de conhecimento e o sedentarismo atrelado à prática irregular dos exercícios podem aumentar as chances de desenvolvê-los.
Descrição: SOARES, Jenifer de Lima. Os efeitos do exercício físico em adolescentes com transtornos mentais comuns: Uma revisão. 2021. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso ( Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25590
Aparece nas coleções:15 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Jenifer de Lima SoaresPDF - Jenifer de Lima Soares582.91 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Termo de DepósitoPDF - Termo de Depósito94.06 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.