Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25593
Título: Covid-19: efeitos da atividade física nos níveis de ansiedade, depressão e estresse durante o isolamento social
Autor(es): Félix, Maria Eduarda Cavalcante
Palavras-chave: Atividade física
Isolamento social
Saúde mental
Data do documento: 7-Out-2021
Resumo: Introdução: O coronavírus agente causador da COVID-19 teve seus primeiros registros na China, avançando pelo mundo sendo enquadrado como pandemia, com altos índices de contagio e mortalidade. Sendo assim, o isolamento social tornou-se necessário, para conter o avanço da doença, tendo várias consequências, entre elas na saúde mental. Objetivo: Verificar os efeitos da atividade física nos níveis de ansiedade, estresse e depressão durante o período de isolamento social. Metodologia: Trata-se de um estudo transversal com abordagem qualitativa/quantitativa do tipo Survey, que identificou a sintomatologia de ansiedade, estresse e depressão, utilizando o DASS-21, em sujeitos que permaneceram em isolamento social, dividido em dois grupos: os que praticavam exercício e os que não praticavam. Resultados: Os resultados mostraram que os sujeitos que não praticavam exercício antes do COVID-19 (n=182) apresentavam maiores níveis de depressão (p=0,005). Verificando durante o isolamento social, os sujeitos que realizaram atividade física (n=323) durante o isolamento apresentaram menores domínios na ansiedade (p=0,010), estresse (p=0,021) e depressão (p=0,001). Conclusão: Deste modo sugere-se que a prática da atividade física pode reduzir os sintomas de depressão, e que a prática da atividade física regular durante o isolamento pode contribuir para uma melhor saúde mental, mostrando menores sintomas de ansiedade, estresse e depressão.
Descrição: FÉLIX, Maria Eduarda Cavalcante. Covid-19: Efeitos da atividade física nos níveis de ansiedade, depressão e estresse durante o isolamento social. 2021. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25593
Aparece nas coleções:15 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria Eduarda Cavalcante Félix.pdfPDF - Maria Eduarda Cavalcante Félix825.95 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Termo de depósito.pdfPDF - Termo de depósito546.76 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.