Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25602
Título: Contribuições da assistência farmacêutica na dispensação de medicamentos psicotrópicos: relato de experiência
Autor(es): Araújo, Rúbia de Souza Porto
Palavras-chave: Assistência farmacêutica
Psicotrópicos
Dispensação de medicamentos
Data do documento: 30-Nov-2020
Resumo: Introdução: Os medicamentos vêm se estabelecendo como um campo de diversos estudos, tanto na área da saúde e políticas públicas nacionais e internacionais, quanto em abordagens sobre globalização, reconhecendo a centralidade dos medicamentos na pluralidade de dinâmicas sociais da contemporaneidade. O aumento crescente na utilização dos psicotrópicos nos últimos anos tem sido justificado pelo aumento no número de diagnósticos e tratamentos psiquiátricos da população brasileira e também em outros países ocidentais e alguns orientais, por esse motivo, atualmente o consumo indevido desses medicamentos vêm se destacando gradualmente. Objetivo: Descrever a experiência do profissional farmacêutico frente a dispensação de medicamentos psicotrópicos na farmácia básica municipal. Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo, com abordagem qualitativa, do tipo relato de experiência, formulado através de atividades desenvolvidas na farmácia básica do município de Pocinhos-PB enquanto profissional farmacêutica cujo enfoque foi a dispensação de medicamentos psicotrópicos. Relato de experiência: O farmacêutico que atua na farmácia básica realiza também os processos de seleção, programação, aquisição, distribuição e dispensação dos medicamentos, que são atividades essenciais no cotidiano do serviço farmacêutico. A receita para dispensação de medicamentos psicotrópicos deveria ser preenchida de forma legível na qual somente era aviada e dispensada quando todos os itens da receita e da notificação de receita estivessem totalmente preenchidos. Conclusão: Entre as ações desenvolvidas pela farmacêutica destaca-se a orientação da terapia medicamentosa ao usuário, revisão da farmacoterapia, informações sobre a conciliação dos medicamentos com alguns alimentos e bebidas, entre outras orientações. Contudo, o farmacêutico deve apropriar-se de novos conhecimentos, essencialmente relacionados a dispensação de medicamentos psicotrópicos, com vistas a estabelecer processos de mudança quando necessário, além de exercer seu papel no sistema de saúde com responsabilidade, garantindo uma qualidade na assistência farmacêutica da população.
Descrição: ARAÚJO, Rúbia de Souza Porto. Contribuições da assistência farmacêutica na dispensação de medicamentos psicotrópicos: relato de experiência. 2020. 17 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Saúde Mental e Atenção Psicossocial) - Universidade Estadual da Paraíba. Campina Grande. 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25602
Aparece nas coleções:I - SMAP - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Rúbia de Souza Porto AraújoPDF - Rúbia de Souza Porto Araújo390.89 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Termo de depósitoPDF - Termo de depósito350.46 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.