Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25614
Título: Evasão escolar e Educação Física: reflexões sobre a educação básica
Autor(es): Sousa, Arielly Santos
Palavras-chave: Evasão escolar
Educação Física
Educação básica
Data do documento: 25-Ago-2020
Resumo: Proclamar a existência de uma crise na educação básica brasileira é uma tarefa um tanto fácil, pois é perceptível tanto em dados fornecidos, como também na experiência de quem vive nesse cenário diariamente, já entender as causas da evasão escolar nas aulas de Educação Física na educação básica é uma tarefa que requer análises de diferentes aspectos e pontos de vistas. Diante disso, o objetivo geral: analisar a produção do conhecimento sobre a evasão escolar buscando aproximações e distanciamentos com a Educação Física na Educação básica. Esta pesquisa se desenvolveu a partir do interesse em compreender o processo de no qual se dar a evasão escolar nas aulas de Educação física, buscando em artigos e conteúdos em periódicos online, estudos relacionados à temática abordada. A partir de uma investigação bibliográfica. E como objetivos específicos foram elencados: entender o que é a evasão escolar, identificar quais motivos foram primordiais para evasão, entender o papel do professor de educação física, enquanto formador de profissionais, tendo como fontes alguns teóricos, utilizando a análise de conteúdo categorial por temática. Espera-se deste estudo a possibilidade a construção de nova racionalidade, fazendo com que professores de Educação Física reflitam sobre os dados apresentado e, possa elaborar significativamente em estratégias pedagógicas para minimizar o problema, contribuindo para o processo de ensino dessa área de conhecimento, de modo a propiciar ampliação da participação dos alunos nas aulas. Entendendo a participação como um meio fundamental para a aprendizagem de qualquer área de conhecimento, colaborando para desdobramento no exercício da cidadania do alunado.
Descrição: SOUSA, Arielly Santos. Evasão escolar e Educação Física: reflexões sobre a educação básica. 2020. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação Física Escolar) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2020.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25614
Aparece nas coleções:I - EEFE - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Termo de depósitoPDF - Termo de depósito586.54 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia
PDF - Arielly Santos SousaPDF - Arielly Santos Sousa769.73 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.