Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25620
Título: Corpos, construção de identidades e escola: Uma intervenção pedagógica da Educação Física escolar
Autor(es): Lima, Gilvandro Fidelis de
Palavras-chave: Corpo
Escola
Construção identitária
Ensino remoto
Data do documento: 10-Mar-2021
Resumo: O estudo teve como objetivos apresentar uma organização metodológica voltada para o trato do conhecimento do corpo em aulas remotas de Educação Física, no ensino médio, de forma a proporcionar o debate sobre o corpo e identidade e suas relações com a educação, sociedade e consumo. E ainda, identificar possíveis indicadores que revelem mudanças de comportamentos, discursos e concepções sobre si mesmo e o outro nas aulas de Educação Física Escolar. As questões de estudo foram 1. Quais os elementos compreendidos sobre o Corpo, nas aulas de Educação Física, considerando os discursos de jovens adolescentes do ensino médio? 2. Quais os apontamentos metodológicos da intervenção pedagógica que facilitam, ou não, a experiência da empatia. A justificativa destaca-se por fortalecer os estudos sobre o corpo a partir do protagonismo de jovens estudantes do ensino médio, de uma escola pública do interior da Paraíba que produzirá conhecimentos sobre si e o outro nas aulas de Educação Física Escolar. A importância desta compreensão do corpo próprio e do outro potencializa a convivência entre estudantes, desta escola, baseada no respeito e na empatia. A pesquisa é de intervenção, no campo educacional, para isso a amostra foi realizada com estudantes de uma turma do primeiro ano do ensino médio regular matutino, todos regularmente matriculados no ano letivo de 2020. Neste sentido, foi utilizado como instrumento para a coleta e fontes de produção de dados como: plataformas virtuais, questionários, relatórios, pesquisas e produções textuais etc, tendo como método o ensino remoto, na versão virtual e impressa. Os eixos temáticos foram organizados, levando há uma compreensão cronológica do corpo contemporâneo, compreendendo o passado e refletindo sobre o presente, apresentando a inserção da Educação Física escolar nesse debate de construção do conhecimento com foco na autonomia, competência e protagonismo dos estudantes. A pesquisa será compartilhada com a comunidade escolar. Espera-se ainda sensibilizar outros professores de Educação Física Escolar, no sentido de abrir um leque de novas possibilidades metodológicas para a sua atuação na abordagem de conteúdos que tratem sobre o corpo.
Descrição: LIMA, Gilvandro Fidelis de. Corpos, construção de identidades e escola: Uma intervenção pedagógica da Educação Física escolar. 2021. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação Física Escolar) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25620
Aparece nas coleções:I - EEFE - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Termo de DepósitoPDF - Termo de Depósito498.97 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia
PDF - Gilvandro Fidelis de LimaPDF - Gilvandro Fidelis de Lima632.86 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.