Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25644
Título: Pensamento computacional: um estudo sobre a abstração
Autor(es): Gouveia, Samara Lima
Palavras-chave: Pensamento computacional
Abstração
Ensino-aprendizagem
Data do documento: 9-Jun-2021
Resumo: O pensamento computacional é uma habilidade não muito conhecida, mas que nos últimos anos veio ganhando visibilidade por apresentar benefícios que auxiliam nas atividades diárias e principalmente na resolução de problemas. É um processo que possui semelhanças com a ciência da computação, mas não se refere a saber utilizar um computador e sim a uma maneira de pensar. Dispõe de algumas competências que são necessárias desenvolver, entre elas uma das que merece maior destaque se chama abstração, sendo reconhecida como a base do pensamento computacional. Por possuir poucas pesquisas e não haver muitas orientações sobre o assunto, torna uma habilidade difícil de ser desenvolvida. Assim, foi feita uma pesquisa bibliográfica com o intuito de melhor compreender a abstração no contexto do pensamento computacional, como também verificar se é uma habilidade possível de ser ensinada. Como resultado, foi identificado que existem abordagens que podem ser utilizadas pelos professores em sala de aula, contribuindo para que os alunos consigam pensar de forma abstrata e consequentemente sejam capazes de desenvolver o pensamento computacional.
Descrição: GOUVEIA, Samara Lima. Pensamento computacional: um estudo sobre a abstração. 2021. 18 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Computação) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25644
Aparece nas coleções:08 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Samara Lima GouveiaPDF - Samara Lima Gouveia352.26 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Termo de depósitoPDF - Termo de depósito286.01 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.