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dc.contributor.authorLira, Maria da Paz de-
dc.date.accessioned2022-02-01T13:43:58Z-
dc.date.available2022-02-01T13:43:58Z-
dc.date.issued2021-10-07-
dc.identifier.otherCDD 372-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25670-
dc.descriptionLIRA, M. P. Autoria do professor em rede em tempo de ensino remoto. 2021. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho foi desenvolvido em período pandêmico, causado pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2, do inglês, Severe Acute Respiratory Syndrome Coronavirus 2), descoberto em todo o mundo no ano de 2019. O campo pesquisado foi uma escola pertencente à Rede Municipal de Ensino da cidade de Campina Grande-PB e se realizou entre os meses de junho e setembro de 2021. Participaram da pesquisa duas professoras do Ensino Fundamental e o gestor. A metodologia adotada nos apoiou na abordagem qualitativa de base descritiva com vistas à análise, tanto nos aspectos teóricos quanto em campo. Os contatos e o envio do instrumento para a coleta de dados foram realizados por meio do Whatsap e de e-mails. Para desenvolver a pesquisa, recorremos aos pressupostos teóricos de estudiosos como Lévy (1999), Tarouco e Abreu (2017), Freire (2019), Kenski (2004), Libâneo (2013), Silva (2003), Salles (2008, 2010, 2011), dentre outros, bem como a documentos legais, como a Constituição Federal (1988) e a Lei de Diretrizes e Bases - LDB (1996). Este trabalho teve o objetivo geral de investigar até que ponto os professores atuaram no exercício da autoria nas redes digitais por meio do ensino remoto emergencial em tempos de pandemia. Para isso, foram elencados os seguintes objetivos específicos: identificar as dificuldades enfrentadas pelas professoras para sua ação docente nos dias atuais de pandemia, no que diz respeito ao ensino remoto, e quais as ferramentas que estão sendo utilizadas pelas professoras como auxílio mediador para a construção de conhecimentos nesse período. Os resultados obtidos apontaram que os professores sentiram medo de enfrentar o ensino remoto e a falta de uma formação tecnológica mais direcionada às exigências dessa modalidade de ensino e às condições dos alunos no que diz respeito ao acesso e ao uso das tecnologias, o que também contribuiu para que sentissem dificuldade de utilizar e criar recursos para auxiliar suas aulas.pt_BR
dc.description.sponsorshipProfa. Ma. Maria Lúcia Serafimpt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectAutoria docentept_BR
dc.subjectTecnologiapt_BR
dc.subjectPandemiapt_BR
dc.subjectEnsino remotopt_BR
dc.titleAutoria do professor em rede em tempo de ensino remotopt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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