Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25674
Título: Direitos humanos e formação humana sob a ótica do holismo
Autor(es): Alves, Monara Tamires Ribeiro Félix
Palavras-chave: Direitos humanos
Holismo
Transdiciplinaridade
Políticas públicas
Data do documento: 30-Nov-2020
Resumo: O presente trabalho investiga as dimensões dos Direitos Humanos e a essência da perspectiva tomista (nos conceitos de Direitos Humanos - DH e de pessoa, na Declaração Universal dos Direitos Humanos - DUDH), tendo como foco o estudo do holismo como possibilidade de uma educação que contemple todas as dimensões dos Direitos Humanos sem restringi-las. Este estudo objetiva descrever a concepção holística e estabelecer uma relação com a perspectiva jusnaturalista, expressa no tomismo (DH é natural da pessoa humana) na tentativa de não fragmentar as dimensões dos DH. É relevante para sociedade em geral e não apenas para profissionais da educação, por considerar que além de avanços legais referentes à garantia dos nossos direitos, há outras dimensões dos Direitos Humanos igualmente importantes. As fontes bibliográficas que foram utilizadas para definir os conceitos e os direcionamentos teóricos base desse trabalho são os textos dos comentadores e autores que construíram uma linha de argumentos acerca dos Direitos Humanos com a Filosofia oriunda de Tomás de Aquino e o Holismo. A abordagem metodológica deste trabalho configura-se como qualitativa em educação, de cunho bibliográfico e tom ensaístico. Ao longo do estudo constatamos que a dimensão ética está presente e que desaguamos nela pouco a pouco, isto é, tanto no estudo da Declaração Universal dos Direitos Humanos, quanto na evolução dos direitos pelas gerações de DH e na corrente jusnaturalista, pois o que se espera nesses anos é uma postura ética dos seres entre si. Percebemos que, o holismo é uma possibilidade de inclusão dos Direitos Humanos sem fragmentação, numa percepção de integralidade humana e conexão universal, para tanto se faz necessário considerar a importância de valores sólidos de respeito e tolerância. Além disso, evidenciamos a transdisciplinaridade defendida nos Parâmetros Curriculares Nacionais como preponderante para uma formação humana voltada para construção de personalidades cidadãs em consonância com o holismo numa relação de entrelaçamento da ética nesta proposta pedagógica.
Descrição: ALVES, M. T. R. F. Direitos humanos e formação humana sob a ótica do holismo. 2020. 61f. Trabalho de Conclusão do Curso (Especialização em Educação e Políticas Públicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25674
Aparece nas coleções:III - EPP - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Termo de depósitoTermo de depósito163.79 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia
PDF - Monara Tamires Ribeiro Félix AlvesPDF - Monara Tamires Ribeiro Félix Alves730.36 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.