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http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25674
Título: | Direitos humanos e formação humana sob a ótica do holismo |
Autor(es): | Alves, Monara Tamires Ribeiro Félix |
Palavras-chave: | Direitos humanos Holismo Transdiciplinaridade Políticas públicas |
Data do documento: | 30-Nov-2020 |
Resumo: | O presente trabalho investiga as dimensões dos Direitos Humanos e a essência da perspectiva tomista (nos conceitos de Direitos Humanos - DH e de pessoa, na Declaração Universal dos Direitos Humanos - DUDH), tendo como foco o estudo do holismo como possibilidade de uma educação que contemple todas as dimensões dos Direitos Humanos sem restringi-las. Este estudo objetiva descrever a concepção holística e estabelecer uma relação com a perspectiva jusnaturalista, expressa no tomismo (DH é natural da pessoa humana) na tentativa de não fragmentar as dimensões dos DH. É relevante para sociedade em geral e não apenas para profissionais da educação, por considerar que além de avanços legais referentes à garantia dos nossos direitos, há outras dimensões dos Direitos Humanos igualmente importantes. As fontes bibliográficas que foram utilizadas para definir os conceitos e os direcionamentos teóricos base desse trabalho são os textos dos comentadores e autores que construíram uma linha de argumentos acerca dos Direitos Humanos com a Filosofia oriunda de Tomás de Aquino e o Holismo. A abordagem metodológica deste trabalho configura-se como qualitativa em educação, de cunho bibliográfico e tom ensaístico. Ao longo do estudo constatamos que a dimensão ética está presente e que desaguamos nela pouco a pouco, isto é, tanto no estudo da Declaração Universal dos Direitos Humanos, quanto na evolução dos direitos pelas gerações de DH e na corrente jusnaturalista, pois o que se espera nesses anos é uma postura ética dos seres entre si. Percebemos que, o holismo é uma possibilidade de inclusão dos Direitos Humanos sem fragmentação, numa percepção de integralidade humana e conexão universal, para tanto se faz necessário considerar a importância de valores sólidos de respeito e tolerância. Além disso, evidenciamos a transdisciplinaridade defendida nos Parâmetros Curriculares Nacionais como preponderante para uma formação humana voltada para construção de personalidades cidadãs em consonância com o holismo numa relação de entrelaçamento da ética nesta proposta pedagógica. |
Descrição: | ALVES, M. T. R. F. Direitos humanos e formação humana sob a ótica do holismo. 2020. 61f. Trabalho de Conclusão do Curso (Especialização em Educação e Políticas Públicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2022. |
URI: | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25674 |
Aparece nas coleções: | III - EPP - Monografias |
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