Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25697
Título: O Mastigador de Estrelas: a imagem da noite nos sonetos de Diniz Vitorino
Autor(es): Quintans, Tatianne Gabrielly Oliveira
Palavras-chave: Poesia brasileira
Noite
Diniz Vitorino
Data do documento: 1-Jan-2022
Resumo: Busca-se analisar neste trabalho as representações da imagem da noite nos sonetos do poeta paraibano e monteirense Diniz Vitorino (1940-2010). Importa destacar que nessa pesquisa nos pautaremos numa perspectiva hermenêutica. A partir da análise, pretende-se observar a universalidade poética desse vate em função dos vínculos, nela presentes, com autores românticos e simbolistas que também se utilizam do elemento noturno para traduzir seus estados de alma. A par disso, vai-se mostrar como a imagem da noite aparece interligada à espiritualidade, ao onirismo, ao erotismo e à morte. Ademais, notar-se-á que nos poemas a imagem feminina sempre aparece representada tanto de maneira simbólica quanto de maneira física, carnal. Para tanto, como aporte teórico para subsidiar essa pesquisa, conta-se com a contribuição dos estudiosos da área da literatura Douglas Tufano (1995); Campedelli (2003); Bosi (2015) e dos estudiosos do simbolismo Bachelard (1993); Freud (1996); Jung (2000); Chevalier; Gheerbrant (2018). Ressalta-se, por fim, que o trabalho tem a missão de dar visibilidade à poética de Diniz Vitorino, a qual, apesar de reconhecida e enaltecida pelos colegas de profissão e pelos fãs do poeta, não recebeu ainda a visibilidade e o reconhecimento nas pesquisas acadêmicas. Dessa forma, prestar-se-á uma contribuição aos estudos literários referentes à literatura brasileira produzida por poetas-cantadores-sonetistas e ao reconhecimento de parte da riqueza poética versejada por tais vates da poesia.
Descrição: QUINTANS, T. G. O. O Mastigador de Estrelas: a imagem da noite nos sonetos de Diniz Vitorino. 2021. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25697
Aparece nas coleções:74 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Tatianne Gabrielly Oliveira Quintans.pdfPDF - Tatianne Gabrielly Oliveira Quintans1.03 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósito.pdfTermo de depósito65.25 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.