Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25773
Título: História da radioatividade para o ensino de Física: Uma proposta de projeto didático
Autor(es): Araújo, Joilson Zacarias
Palavras-chave: História da Ciência
Radioatividade
Ensino de Física
Data do documento: 7-Out-2021
Resumo: O ensino de ciências na educação básica ainda é bastante deficitário, o que resulta em uma carência de conhecimentos sobre ciência e tecnologia. Por outro lado, o ensino de física vem sofrendo transformações com o intuito de melhorar esse cenário. É o caso de propostas que buscam levar discussões sobre natureza da ciência a partir de uma abordagem histórico investigativa para a sala de aula, no intuito de contribuir para formação crítica dos estudantes, abordando práticas de pesquisa, construções de hipóteses e experimentos, assim como a construção do conhecimento cientifico. A história da radioatividade pode servir de contexto e cenário para tais discussões. A utilização da abordagem histórico-investigativa no tratamento do episódio histórico da radioatividade pode contribuir para que docentes levem os aspectos epistêmicos e não epistêmicos da construção da ciência para a sala de aula de física. Pensando nisso, construímos uma narrativa histórica, focando nos métodos utilizados pelos cientistas, abordando os principais fenômenos e hipóteses. Além disso, elaboramos um projeto didático que pode auxiliar professores e professoras da educação básica, a discutirem em sala de aula questões voltadas à natureza da ciência.
Descrição: ARAÚJO, Joilson Zacarias. História da radioatividade para o ensino de Física: Uma proposta de projeto didático. 2021. 50f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25773
Aparece nas coleções:04 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Joilson Zacarias AraújoPDF - Joilson Zacarias Araújo1.17 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Termo de DepósitoPDF - Termo de Depósito756.55 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.