Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25813
Título: Introduzindo os conceitos básicos do cálculo diferencial no ensino médio uma proposta possível
Autor(es): Viana, Ricardo Araújo Leite
Palavras-chave: Cálculo Diferencial
Noções Intuitivas
Ensino Médio
Data do documento: 18-Out-2021
Resumo: O cálculo diferencial e integral é um das ferramentas matemáticas mais importantes na história da humanidade. Sua descoberta e desenvolvimento ao longo dos tempos tem contribuído para a evolução de diversas outras ciências. O presente trabalho tem o objetivo de ressaltar essa importante parcela da história da matemática, além de discutir a possibilidade de ser implementada a introdução das noções intuitivas do cálculo no Ensino Médio, visto que o seu ensino tem se restringido a cursos da Educação Superior. Em diversos estudos tem se destacado algumas dificuldades dos cursos de cálculo do Ensino Superior, tais como: o alto índice de reprovações e evasão dos alunos desta disciplina, a proposta de incluir os fundamentos do cálculo no Ensino Médio seria uma forma de mitigar estes problemas. Este trabalho trata-se de uma pesquisa bibliográfica das noções intuitivas de limites e derivadas, e o estudo das aplicações destes conceitos em funções de 1º e 2º grau, fazendo uma contextualização de problemas do cotidiano de diversas disciplinas e conteúdos da educação básica, com o objetivo de explorar sua aplicabilidade em sala de aula. No final é apresentado algumas propostas de abordagens de aplicações de limites e derivadas, concluindo de forma positiva a possibilidade de introdução destes conceitos no Ensino Médio de forma satisfatória.
Descrição: VIANA, Ricardo Araújo Leite. Introduzindo os conceitos básicos do cálculo diferencial no Ensino Médio: Uma proposta possível. 2021. 95f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25813
Aparece nas coleções:03 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ricardo Araújo Leite VianaPDF - Ricardo Araújo Leite Viana3.1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Termo de DepósitoPDF - Termo de Depósito1.1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.