Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25829
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCosta, Edson Ribeiro da-
dc.date.accessioned2022-02-16T11:59:38Z-
dc.date.available2022-02-16T11:59:38Z-
dc.date.issued2021-12-03-
dc.identifier.otherCDD 372.7-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25829-
dc.descriptionCOSTA, Edson Ribeiro da. Ensino e aprendizagem da equação do segundo grau no nono ano: reflexões sobre experiências metodológicas com jogos. 2021. 43f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.pt_BR
dc.description.abstractA equação do segundo grau, que vem sendo desenvolvida através dos tempos e que atualmente é estudada pelos alunos do nono ano, apresenta alguns métodos de resolução que causam dificuldades de aprendizagem por possuírem várias manipulações algébricas, porém, existem metodologias que podem auxiliar no enfrentamento das mesmas, e uma delas, pode ser a utilização de jogos matemáticos, que se forem aplicados de forma correta, podem trazer benefícios para o ensino e a aprendizagem desse assunto. O que nos levou a formular a seguinte questão norteadora: Em que medida os jogos matemáticos contribuem na aprendizagem da equação do segundo grau vista no nono ano? Partindo dessa problemática, este trabalho tem como objetivo refletir sobre as contribuições da utilização dos jogos matemáticos na aprendizagem da equação do segundo grau em turmas do nono ano. Para isso, procuramos entender a equação do segundo grau através de uma abordagem histórica e em seguida, apresentamos sua presença nos dias atuais em documentos oficiais, tanto do ponto de vista do ensino como dos assuntos abordados no nono ano, após isso, identificamos quais as dificuldades enfrentadas pelos alunos nesse conteúdo, com possíveis erros cometidos e fatores que colaboram para essas dificuldades, e as vantagens que os jogos matemáticos proporcionam na aprendizagem. Foram estudados três trabalhos que contém aplicação de jogos com turmas do nono ano em suas pesquisas, e por fim, realizamos algumas considerações acerca das contribuições dos jogos identificadas durante a pesquisa onde percebemos dentre elas, motivacional, social, interdisciplinaridade, raciocínio lógico e indutivo.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientadora: Profa. Ma. Maria da Conceição Vieira Fernandespt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectJogos matemáticospt_BR
dc.subjectEquação do segundo graupt_BR
dc.subjectEnsino de Matemáticapt_BR
dc.subjectEnsino-aprendizagempt_BR
dc.titleEnsino e aprendizagem da equação do segundo grau no nono ano: reflexões sobre experiências metodológicas com jogospt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:03 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Termo de DepósitoPDF - Termo de Depósito253.25 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia
PDF - Edson Ribeiro da Costa.pdfPDF - Edson Ribeiro da Costa890.19 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.