Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25836
Título: Artes, Filosofia e Geometria: Escher em livros didáticos de Matemática
Autor(es): Aciole, Janaina Michele das Mercês
Palavras-chave: Ensino de Geometria
Artes
Filosofia
Livro didático
Data do documento: 9-Dez-2021
Resumo: Nessa pesquisa buscamos estabelecer uma relação entre arte, filosofia e geometria, a partir da obra de Maurits Cornelis Escher (1898-1972), apresentando essa aproximação como uma possibilidade para o ensino de Matemática, mais especificamente do conteúdo de Geometria. Para atingir esse objetivo foi estudada a obra de Escher e como sua obra pode contribuir em processos de ensino de geometria. Fizemos isto a partir da análise de um livro didático de Matemática, o qual apresenta algumas atividades que incluem gravuras de Escher. Podemos afirmar que, do ponto de vista pedagógico, os conceitos matemáticos apresentados por meio de obras de artes possibilitam novos saberes, estimulando processos mais elaborados de reflexão e abstração, dando sustentação ao pensamento que de forma autônoma podem possibilitar uma produção de significados mais ampla, e, ainda mais, estabelecer uma visão integrada entre a matemática e outras áreas curriculares. Também vimos que atividades dessa natureza, composta com artes e matemática, podem contribuir para uma leitura mais ampla do mundo.
Descrição: ACIOLE, Janaína Michele das Mercês. Artes, Filosofia e Geometria: Escher em livros didáticos de Matemática. 2021. 65f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25836
Aparece nas coleções:03 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Termo de DepósitoPDF - Termo de Depósito2.11 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia
PDF - Janaina Michele Das Merces Aciole.pdfPDF - Janaina Michele Das Merces Aciole3.32 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.