Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25855
Título: O ensino de geografia no contexto do ensino remoto e a formação docente: desafios e perspectivas
Autor(es): Silva, Edna Maria Bezerra de Lima
Palavras-chave: Estágio supervisionado
Ensino remoto
Distanciamento social
Formação docente
Data do documento: 15-Out-2021
Resumo: As práticas de estágio se consolidam como um aspecto teórico prático do processo de formação, que permite ao licenciado uma percepção da realidade escolar, seus problemas, desafios e também perspectivas. O presente trabalho tem como objetivo analisar como ocorre o ensino de Geografia no modelo de ensino remoto. O estágio supervisionado foi realizado entre os meses de agosto e novembro de 2020, em horário noturno em turmas do ensino médio, 3º ano A e B, na Escola Estadual de Ensino Médio Cidadã Integrada Orlando Venâncio Dos Santos que se localiza na cidade de Cuité-PB, durante o período de distanciamento social. Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa, por meio de pesquisa bibliográfica de artigos científicos e descrição das práticas docentes no período de pandemia. Enquadra-se, ainda como uma pesquisa de natureza descritiva e exploratória tomando como contexto para análise a modalidade de ensino remoto. Com as escolas fechadas e as aulas suspensas, os educadores saíram em busca de medidas e ações para dar continuidade ao ano letivo sem causar muitos prejuízos no ensino-aprendizagem dos alunos. Com base nas experiências durante a trajetória de estágio, obtivemos como resultados que houve todo um planejamento e bastante envolvimento dos educadores para todos os alunos participarem das atividades, um caminho para evitar evasão escolar. Concluímos que, o ensino remoto para o ensino de Geografia é possível e necessário diante de um cenário pandêmico.
Descrição: SILVA, E. M. B. L. O ensino de geografia no contexto do ensino remoto e a formação docente: desafios e perspectivas. 2021. 17 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em Geografia).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25855
Aparece nas coleções:30 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Termo_de_Deposito_TCC_Edna.pdfTermo_de_Deposito_TCC_Edna169.33 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia
PDF - EDNA MARIA BEZERRA DE LIMA SILVA.pdfPDF - Edna Maria Bezerra de Lima Silva1.24 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.