Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25856
Título: O verbo se fez post e habitou entre os seguidores: o funcionamento do discurso religioso no espaço virtual
Autor(es): Silva, Sarah Vicente Cabral da
Palavras-chave: Discurso religioso
Cultura pop
Humor
Espaço virtual
Data do documento: 15-Out-2021
Resumo: Pensando o discurso fora de uma perspectiva cristalizada e não resumida a um sistema fechado, mas compreendendo as suas movimentações como práticas sociais, que constituem o sujeito e a história, direcionamos esta pesquisa, pondo em relevância o discurso religioso e as suas manifestações como objeto de estudo tomado pelo sócio-histórico. Mediante o interesse de perceber o funcionamento do discurso religioso na atualidade, levantamos a pergunta que desponta o problema da pesquisa: qual o funcionamento do discurso religioso, enquanto prática social, no espaço virtual? Para suprir a finalidade deste trabalho, objetivamos de modo geral, analisar seu modo de funcionamento no espaço virtual, espaço esse que define grande parte das interações sociais contemporâneas. Como objetivos específicos, buscamos observar os efeitos de sentido produzidos pelo entrelaçamento entre discurso religioso e humor no espaço virtual; e, ainda, identificar os efeitos de atualidade produzidos no interior desse discurso, a partir do atravessamento de sentidos concernentes à cultura pop. Nesse aspecto, levantamos a hipótese de que o discurso religioso, em movimento nesse espaço, é atravessado por duas discursividades determinantes para o ambiente virtual: o humor e a cultura pop. Uma vez tomado por essas condicionantes, o discurso religioso se apoia nessas discursividades para produzir sentidos que signifiquem em uma sociedade movida pelas determinantes do espaço virtual. Para realizar as análises, ancoramos o estudo nos pressupostos teórico-metodológicos da Análise do Discurso, segundo as bases fundamentais de Michel Pêcheux, e desenvolvemos as seguintes e principais noções teóricas: ideologia e sujeito (PÊCHEUX, 1975 [2014]), espaço significativo (ORLANDI, 2009), redes sociais (RECUERO,2009), ciberespaço (LEVY,1999), discurso religioso (MIKLOS, 2012) e (SBARDELOTTO, 2012), humor (PROPP, 1992), e cultura pop (SOARES, 2015). Na composição do arquivo que reúne as materialidades do discurso religioso no espaço virtual, coletamos vídeos de sermões publicados no Instagram por meio dos perfis pessoais de líderes religiosos, a saber: Pra. Talitha Pereira, Pr. Cláudio Duarte e Pr. Lucinho. A partir dessa seleção, recortamos sequências discursivas segundo as duas determinantes que levantamos hipoteticamente, delimitando em seis materialidades significantes que nos serviram de corpus para a proposta analítica, sendo três para cada categoria de análise. A análise nos permitiu perceber que, segundo os enquadres das novas condições de vida determinadas pelo espaço virtual, o discurso religioso se reconfigura, valendo-se de empréstimos aos elementos da cultura pop e aos efeitos do humor para produzir sentidos e gerar engajamento, interação e identificação com sujeitos que se constituem e se movimentam nesse espaço.
Descrição: SILVA, S. V. C. O verbo se fez post e habitou entre os seguidores: o funcionamento do discurso religioso no espaço virtual. 2021. 61 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25856
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Sarah Vicente Cabral da Silva.pdfPDF - Sarah Vicente Cabral da Silva678.62 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
TERMO DE DEPÓSITO WORD. pdf.pdfTermo de depósito165.75 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.