Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25875
Título: A arte como instrumento de humanização na educação especial na perspectiva inclusiva
Autor(es): Gomes, Maria da Guia
Palavras-chave: Educação inclusiva
Ensino de arte
Ensino regular
Necessidade educacional especial
Data do documento: 14-Out-2021
Resumo: A Arte como fonte de humanização proporciona aos sujeitos vários benefícios, entre estes a inclusão de crianças, jovens e adultos com Necessidades Educacionais Especiais na educação escolar, promovendo o diálogo e a participação em questões relativas ao contexto histórico, social e cultural. No trabalho com a arte na educação é possível desenvolver por meio de suas linguagens (Artes Visuais, Música, Dança e Teatro) diversas formas de expressão, de comunicação, de pensamento, de emoção e sentimento. Conhecimentos importantes para trabalhar a motivação, a autoestima no processo de inclusão escolar. A Convenção de Salamanca em 1994, traz novo cenário da educação apoiando a proposta de equalização de oportunidades para todos os cidadãos. Para efetivação das políticas de inclusão nas escolas, o Ministério da Educação adotou a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, objetivando políticas públicas que possibilitassem uma educação de qualidade para todos. Dada à relevância da luta histórica pela inclusão no contexto escolar, esta pesquisa objetiva mostrar a Arte como instrumento de humanização na Educação Especial na perspectiva inclusiva. O interesse pela temática partiu da experiência com a Arte Visual quando apoio escolar de alunos com NEE nas escolas da rede de Campina Grande-PB. Dessas vivências, duas estão descritas nesse trabalho que irá somar a uma análise documental de uma pesquisa qualitativa sobre o Ensino de Arte nas escolas municipais. Seis professoras do ensino regular anos iniciais do Ensino Fundamental contribuíram com as informações que foram coletados a parir de questionário online. Entre outros questionamentos focamos em como vendo desenvolvido o Ensino de Arte nas escolas, as dificuldades enfrentadas no processo de inclusão com alunos NEE; dificuldades desses alunos referentes a interação e socialização; concepção de Arte; mudanças observadas nos alunos nas aulas de Arte; conteúdos estudados para o planejamento das aulas. Ressalta-se a importância de aprofundamento da temática em estudos posteriores.
Descrição: GOMES, M. G. A arte como instrumento de humanização na educação especial na perspectiva inclusiva. 202. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia). - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25875
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria da Guia Gomes.pdfPDF - Maria da Guia Gomes519.59 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósito.pdfTermo de Depósito78.85 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.