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dc.contributor.authorAlves, Erivanusa de Carvalho-
dc.date.accessioned2022-02-21T20:16:54Z-
dc.date.available2022-02-21T20:16:54Z-
dc.date.issued2021-09-17-
dc.identifier.otherCDD 374-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25879-
dc.descriptionALVES, E. C. Ressocialização de adolescentes no sócio educativo: um olhar sob o EJA. 2021. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.pt_BR
dc.description.abstractEste estudo apresenta uma perspectiva de desenvolvimento sobre a reentrada e ressocialização de adolescentes em conflito com a lei e cumprindo medidas socioeducativas na comunidade e o papel da EJA nesse contexto, como objetivo geral de nossa pesquisa. A metodologia aplicada foi a pesquisa bibliográfica, onde pretendia-se, em conseguinte, aplicar uma pesquisa de campo na Unidade II da FUNDAC, “Lar do Garoto”, junto aos adolescentes cumprindo medidas socioeducativas e os profissionais da EJA da referida unidade. O estudo está fundamentado nas pesquisas desenvolvidas por Cury (1997, 2008 e 2010), Nogueira (2012), Ferreira Filho (2011), Paixão (2010), Saviani (2012) e Leblanc (1996, 1997, 2003 e 2006), dentre outros pesquisadores. Começamos com a contextualização histórica sobre a EJA e os mecanismos jurídicos que atuam em prol da política de direitos humanos de crianças e adolescentes num contexto geral, no Brasil. Procuramos discutir a importância do SINASE e da EJA nesse contexto socioeducativo e os indicadores nacionais. Em seguida, pontuamos uma discussão sobre as tarefas psicossociais do final da adolescência. A seguir, discutimos as influências contextuais na negociação bem-sucedida dessas tarefas psicossociais. Examinamos, ainda, se e em que medida os contextos aos quais os jovens infratores são expostos no sistema de justiça podem facilitar o desenvvolvimento psicossocial normativo. Concluímos argumentando que o desenvolvimento psicossocial de jovens infratores é interrompido, ou “preso”, por suas experiências dentro do sistema de justiça. As intervenções destinadas a facilitar a reentrada bem-sucedida de jovens infratores na comunidade devem ser informadas pelo que sabemos sobre o desenvolvimento psicossocial saudável no final da adolescência.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientadora: Profa. Dra. Valdecy Margarida da Silvapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEducação de Jovens e Adultos - EJApt_BR
dc.subjectAdolescentept_BR
dc.subjectMedida socioeducativapt_BR
dc.subjectRessocializaçãopt_BR
dc.subjectPolíticas educacionaispt_BR
dc.titleRessocialização de adolescentes no socioeducaivo: Um olhar sob o EJApt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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