Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25945
Título: As competências e habilidades para a produção do texto dissertativo-argumentativo no ensino médio
Autor(es): Caldas, Nathalya Stephanni Silva Teixeira e
Palavras-chave: Competências
Habilidades
Texto dissertativo-argumentativo
Data do documento: 22-Fev-2022
Resumo: Esta pesquisa apresenta uma reflexão sobre a relação entre as competências e habilidades para a produção do texto dissertativo-argumentativo no âmbito do Ensino Médio. Para fundamentar a pesquisa, foram utilizados os documentos e diretrizes do Ensino Médio: Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (PCNEM) e as Orientações Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (OCEM) e as obras que abordam as competências essenciais para o Ensino de Philippe Perrenoud (1999/2000), as competências presentes na proposta de redação do tipo textual dissertativo-argumentativo solicitado pelo Exame Nacional do Ensino Médio e as competências e habilidades estabelecidas pela BNCC – Base Nacional Comum Curricular para a área de Linguagens, códigos e suas tecnologias. O foco desta pesquisa consiste em discutir a relação intrínseca entre as referidas competências e habilidades em seus aspectos gramaticais, textuais e sociais. A pesquisa permitiu perceber que entre as competências e habilidades discutidas existem similaridades que contribuem para um maior desenvolvimento do processo Ensino-aprendizagem do texto dissertativo-argumentativo.
Descrição: CALDAS, N. S. S. T. e. As competências e habilidades para a produção do texto dissertativo-argumentativo no ensino médio. 2022. 38f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português) - Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25945
Aparece nas coleções:61 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF- Nathalya Stephanni Silva Teixeira e CaldasPDF- Nathalya Stephanni Silva Teixeira e Caldas390.23 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Termo de DepósitoPDF - Termo de Depósito71.73 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.